Sem citar o general Hamilton Mourão, o vereador do Rio e filho 02 de Jair Bolsonaro escreveu em uma rede social logo depois do pronunciamento do então presidente em exercício na TV.
Nenhuma novidade vinda desse que sempre disse que era um Bosta!
— Carlos Bolsonaro 2️⃣2️⃣ (@CarlosBolsonaro) January 1, 2023
O que Mourão disse no pronunciamento?
- As Forças Armadas teriam pago a conta em crítica velada a Bolsonaro.
- Criticou o “silêncio ou protagonismo inoportuno” de integrantes dos três Poderes.
- Disse que o Brasil trocará de governo, mas não de regime.
- Pediu a apoiadores que “retornem aos seus afazeres”, sem citar bolsonaristas em frente aos quartéis.
Lideranças que deveriam tranquilizar e unir a nação em torno de um projeto de país deixaram com que o silêncio ou o protagonismo inoportuno e deletério criasse um clima de caos e de desagregação social e de forma irresponsável deixaram que as Forças Armadas de todos os brasileiros pagassem a conta, para alguns por inação e para outros por fomentar um pretenso golpe
Hamilton Mourão
Repercussão nas redes
Embora Carlos Bolsonaro não tenha citado Mourão em sua frase, seus apoiadores entenderam o recado ao comentar a publicação:
“O que ele fez com o PR [presidente] foi muita canalhice”, disse um deles. “Uma pena que em 2018 sabotaram o General Heleno para ser o nosso vice.”
“Lembra que quando o PR estava dentro da UTI , esse b@$t4 TRAIDOR tentou tirar o PR para ele participar dos debates?”, questionou outro seguidor.
Outro comentário ironizou a crítica: “Vcs já estão queimando um senador, como vcs farão a oposição [ao governo Lula]?”
Briga antiga
Mourão e o clã Bolsonaro nunca se deram muito bem desde que chegaram ao Planalto. O general chegou a criticar diversas decisões do presidente, como os decretos que facilitaram a posse de armas.