Há um ano, o reinício das obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) marcou um novo capítulo no desenvolvimento logístico e econômico da Bahia. O projeto irá conectar a Mina Pedra de Ferro em Caetité ao Porto Sul em Ilhéus, percorrendo um trajeto de 527 km que compõem o trecho 1 da FIOL.
A FIOL 1 é um corredor logístico que tornará mais eficiente o escoamento das matérias-primas dos setores de mineração e agronegócio, reduzindo custos e melhorando a competitividade dos produtos baianos no mercado global.
As obras no Lote 1F, que se estende por 127 quilômetros de Ilhéus a Aiquara, tiveram alguns avanços dentro deste período, entre eles a conclusão da Passagem Inferior (PI) da BA-262 em Ilhéus, próximo à divisa com Uruçuca. Além da finalização da PI da BA-262, estão previstos para os próximos meses outros avanços nas obras da FIOL 1, como o lançamento das vigas da ponte sobre o Rio Mocambo, terraplenagens e etapas importantes da ponte sobre o rio Almada e do viaduto sobre a BR-101.
Cuidado com as Pessoas e o Meio Ambiente
A BAMIN está comprometida com a sustentabilidade e o bem-estar das comunidades ao longo da FIOL 1. Diversos programas e ações foram implementados para promover a conservação ambiental e o desenvolvimento social:
- Mapeamento Socioambiental Participativo: Estudo detalhado das condições sociais e ambientais de 21 municípios, envolvendo mais de 971 stakeholders, ajudando a formular projetos que promovam educação, profissionalização e conscientização ambiental.
- Rede de Integração Oeste-Leste de Economia Solidária e Circular (RIOLESC): Oferece mentoria profissional para microempreendedores dos 24 municípios ao longo da FIOL 1, capacitando-os e promovendo a economia regional.
- Projeto Biomas da Nossa Terra: Com o objetivo de promover a educação ambiental nas comunidades do entorno da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL 1), a BAMIN deu início a um novo programa socioeducativo: o Biomas da Nossa Terra.
Premiações
A BAMIN conquistou importantes reconhecimentos em diversas áreas de atuação relacionadas à FIOL 1. A empresa recebeu o prêmio “Distinção da Engenharia de Infraestrutura”, oferecido pelo Fórum Infra 2025. Esta premiação destaca o importante papel socioeconômico desempenhado pela BAMIN, especialmente na concessão do trecho 1 da FIOL, e reconhece a excelência e a inovação em suas iniciativas de engenharia. Além disso, a BAMIN foi finalista do Prêmio Jatobá PR nas categorias Evento de Comunicação e Destaque Regional Nordeste, com o case “Evento de Início das Obras do Lote 1F do Trecho 1 da FIOL – A locomotiva do Brasil está voltando a ser a Bahia”.
Compromisso com o Desenvolvimento da Bahia
A FIOL 1 é um projeto de grande importância para o estado da Bahia. Com um investimento total de R$ 6 bilhões A ferrovia terá a capacidade de movimentar 60 milhões de toneladas de carga por ano, contribuindo significativamente para a exportação de minério de ferro e produtos agrícolas. A BAMIN, através da FIOL 1 e Porto Sul, está contribuindo com o posicionamento da Bahia como um importante hub logístico e econômico no Brasil, promovendo a geração de riquezas, a distribuição de renda e a elevação da qualidade de vida das comunidades ao longo do trajeto da ferrovia.