Neste último sábado (16) no município de Lauro de Freitas na região metropolitana de Salvador, foi um dia de muito debate e construção de políticas públicas na área da saúde. Finalizando o período das pré-conferencias no município a população de cinco bairros se reuniu para discutir o tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS”.
Durante as pré-conferências, divididos entre os eixos saúde como direito, consolidação dos princípios e financiamento adequado do SUS, os participantes elaboram propostas para melhorar o sistema de saúde. As propostas serão apresentadas na 8º Conferência Municipal de Saúde, em abril. A interlocução dos conselhos municipais, como a segurança pública influencia na saúde e as ações positivas da saúde no município foram alguns dos pontos colocados em questão.
Ontem as pré-conferências deram voz às comunidades do Centro, Ipitanga, Caji, Areia Branca e Portão. No sábado passado (9) foram realizas três pré-conferencias na Itinga e uma em Vilas do Atlântico.
Atenta a todas as colocações, na pré-conferência realizada na Escola Municipal Pedro Paranhos, em Portão, a prefeita Moema Gramacho (PT) destacou a contribuição que estes espaços de debate trazem para a gestão. “Conferência é isso. É importante perceber o que vocês pensam sobre a saúde municipal. Nossa gestão tem essa política de ouvir as pessoas e garantir cada vez mais a participação popular”.
A prefeita também informou sobre os equipamentos que ampliarão a rede de atendimento de Lauro de Freitas: o Hospital Metropolitano, unidade de grande porte para urgência e emergência que está sendo construída no bairro do Capelão e tem previsão de entrega no segundo semestre deste ano; e a Policlínica de Simões Filho que também vai atender os moradores de Lauro de Freitas. Com quase 70% das obras concluídas, a policlínica deve ser inaugurada ainda neste semestre.
O secretário de Saúde Erasmo Moura chamou atenção para a importância da coletividade opinar sobre a saúde municipal. Ouvir as demandas da população contribuem para enriquecer a administração, afirmou. A vereadora Naide Brito também participou da pré-conferência em Portão.
Para Bianca Garcia esse momento é muito importante porque a gestão não trabalha só. De acordo com a moradora do Centro, a população é de fato quem vive o dia a dia da saúde no município e sabe quais são as prioridades. “Que espaços como este continuem abertos e principalmente que o povo participe e contribua”.