Importante instrumento para a gestão pública, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/10) estabeleceu que todos os municípios precisam elaborar seus planos de resíduos visando a utilização racional dos recursos ambientais, o combate a todas as formas de desperdício e a minimização da geração de resíduos sólidos. Para auxiliar os municípios com profissionais capacitados para gerenciar o cumprimento dessas exigências, a Universidade Federal da Bahia (UFBA) está oferecendo o Curso de Especialização em Gestão de Resíduos Sólidos Socialmente Integrada (GERSI), pela primeira vez na modalidade EAD.
Em sua quinta edição, a especialização procura responder às necessidades da grande maioria dos municípios brasileiros, com a internalização de soluções compatíveis com a realidade local, na escolha de modelos de gestão de resíduos para sociedades sustentáveis.
As aulas são quinzenais, no modo à distância (EAD), com carga horária de 374 horas. O público alvo são profissionais graduados em Engenharia (civil, química, sanitária e ambiental, agronômica), Geologia, Geografia, Urbanismo, Arquitetura, Economia, Administração e Biologia, outros em áreas afins que atuam em órgãos públicos, privados, em ONG’s, e professores universitários que almejam aprimorar seus conhecimentos na gestão de resíduos municipais.
A capacitação tem como objetivo disponibilizar conhecimentos técnicos e ferramentas de políticas públicas e do setor industrial que conjuguem a gestão de resíduos, através da redução de grandes fontes geradoras – englobando as vertentes: social, sanitária, comunicação ambiental e a econômica/ambiental. Além de formar técnicos de nível superior de setores públicos e privados de áreas com interface ambiental, habilitando-os na elaboração, implantação, controle e avaliação de projetos de gestão de resíduos sólidos municipais.
Com duração de 12 meses ao custo mensal de R$ 550,00, as inscrições podem ser feitas através do link . Email: reijane@ufba.br/amtl@ufba.br. O curso tem início previsto para 14/04/22023.