A vice-ministra da Defesa, Hanna Malyar, postou neste último sábado (2) que toda a região de Kiev foi libertada das forças militares russas na página oficial do ministro no Facebook.
“Irpin, Bucha, Hostomel e toda a região de Kiev foram libertadas do invasor!” escreveu Malyar.
Enquanto isso, o negociador ucraniano David Arakhamia disse ontem, que os documentos preliminares do tratado de paz entre a Ucrânia e a Rússia estão em um estágio avançado o suficiente para permitir conversas diretas entre Vladimir Putin e o presidente ucraniano Zelenskyy. Ele indicou que havia uma alta probabilidade de que tal reunião pudesse ocorrer na Turquia.
Dezenas de milhares de pessoas continuam presas com pouco acesso a comida e água na cidade que foi cercada desde os primeiros dias da invasão russa de cinco semanas.
Seis outros corredores humanitários também seriam abertos, disse a procuradora-geral da Ucrânia, Iryna Venediktova, em comunicado separado. separado em seu canal Telegram.
Seu anúncio veio depois que o Ministério da Defesa do Reino Unido disse em um briefing de inteligência que as forças ucranianas continuaram avançando na retirada das forças russas nas proximidades da capital da Ucrânia, Kiev. Acrescentou que as forças russas “relataram que se retiraram do aeroporto Hostomel, no noroeste da cidade, que está sujeito a combates desde o primeiro dia do conflito”.