sexta-feira 22 de novembro de 2024
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky - Divulgação
Home / Mundo / MUNDO / Ucrânia convida Lula a visitar Kiev e ‘compreender’ a realidade da guerra
terça-feira 18 de abril de 2023 às 07:57h

Ucrânia convida Lula a visitar Kiev e ‘compreender’ a realidade da guerra

MUNDO, NOTÍCIAS


O governo da Ucrânia convidou o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), acusado de ser favorável à Rússia, a visitar Kiev para que “compreenda” a realidade da agressão russa

Lula recebeu na última segunda-feira (17) o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, para promover uma mediação internacional na guerra da Ucrânia. No domingo ele afirmou que o Ocidente estava contribuindo para a continuidade do conflito.

O governo dos Estados Unidos acusou o Brasil de estar “papagueando a propaganda russa e chinesa sem observar os fatos em absoluto”, enquanto Lula afirma que deseja promover uma iniciativa de paz.

O porta-voz da diplomacia ucraniana, Oleg Nikolenko, criticou no Facebook o presidente brasileiro por colocar “a vítima e o agressor no mesmo nível” e por atacar os aliados da Ucrânia que a ajudam a “proteger-se de uma agressão assassina”.

Nikolenko pediu a Lula que “compreenda as reais causas e a essência” da guerra na Ucrânia, desencadeada pela invasão russa em fevereiro de 2022.

A Rússia, sob sanções dos países ocidentais, iniciou uma ofensiva diplomática para convencer as potências emergentes de que está apenas se defendendo contra a hegemonia dos Estados Unidos, uma mensagem que será repetida durante a semana pelo chanceler russo em vários países da América Latina.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!