O governo da Ucrânia concordou neste domingo (27) em negociar um cessar-fogo com a Rússia na fronteira com Belarus.
O anúncio, confirmado pela AFP, acontece poucas horas depois de o presidente ucraniano Volodimir Zelensky ter criticado a escolha da cidade de Minsk, capital bielorrussa, para sediar o encontro entre as partes.
Escreveu a Presidência da Ucrânia em suas redes sociais: “A delegação ucraniana se reunirá com a [delação] russa, sem estabelecer condições prévias, na fronteira ucraniana-bielorrussa, na região do rio Pripyat.”
Afirmou ainda que o ditador de Belarus, Aleksander Lukashenko, “assumiu a responsabilidade de garantir que todos os aviões, helicópteros e mísseis que estão em território bielorrusso permanecerão no solo durante a viagem, a reunião e o retorno da delegação ucraniana.”
A guerra entre Rússia e Ucrânia chegou hoje ao seu quarto dia, com russos avançando sobre Kharkiv, a segunda maior cidade ucraniana.
Há pouco a Ucrânia anunciou ter interceptado um míssil lançado de Belarus em direção a Kiev. O país, onde será negociado o cessar-fogo, tem papel importante no apoio aos ataques da Rússia contra ucranianos.