O Twitter lançou nesta quarta-feira (4) no Brasil uma fase de testes de seus “fleets”, mensagens que desaparecem após 24 horas e não podem ser compartilhadas ou receber “likes”, um formato similar aos “stories” do Snapchat e outras redes sociais.
“Esperamos que os ‘fleets’ ajudem as pessoas a compartilhar seus pensamentos fugazes [fleeting, em inglês] que talvez não teriam tuitado”, disse Kayvon Beykpour, diretor de produtos do grupo, na rede social.
“É uma mudança substanciosa, sendo assim estamos muito contentes em testá-la, ver como nossos clientes usam e aprender com isso”, acrescentou, destacando que a implementação começou nesta quarta-feira exclusivamente no Brasil.
Ele admitiu que este formato é muito similar ao dos “stories”, curtas histórias com fotos ou vídeos que ficam visíveis por apenas 24 horas.
A primeira rede a criá-las foi a Snapchat, em 2013, e depois a seguiram outras plataformas, como Facebook, Instagram, WhatsApp (todas pertencentes ao grupo de Mark Zuckerberg) e, mais recentemente, LinkedIn (Microsoft).
“As pessoas frequentemente nos dizem que não se sentem confortáveis que qualquer um possa reagir em público a seus tuítes ou porque existe este aspecto de permanência e rendimento (“quantos ‘curti’ e ‘retuítes’ vou conseguir?)”, detalhou Beykpour, que também é cofundador do Periscope, aplicativo de vídeo ao vivo comprado pelo Twitter em 2015.
Os “fleets” serão visíveis clicando no avatar e os usuários só poderão reagir a eles por mensagem privada, o mesmo mecanismo que funciona em outras redes.
Exceto, claro, se for feita uma captura de tela do “fleet”, caso em que sim é possível compartilhá-la no Twitter e em qualquer outra plataforma.
O Twitter adquiriu em fevereiro o Chroma Labs, aplicativo de criação de histórias fundado por John Barnett, que criou a função “Boomerang” (vídeos em looping) para o Instagram.