A plataforma ‘X’, antigo Twitter, alertou aos usuários nesta última segunda-feira (11) sobre uma publicação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, em que classifica “fake news” como crime no país. Contrariando o titular da Justiça, a plataforma sugeriu aos internautas uma matéria do g1 confrontando a fala de Dino. Na oportunidade, o ‘X’, antigo Twitter, nega que o tema seja infração no Brasil.
“Ao contrário do que afirma o ministro, fake news não é crime no Brasil. Criar e compartilhar fake news ou desinformação, não é um crime em si. Uma pena pode ser aplicada apenas em casos de calúnia, injúria ou difamação contra um indivíduo ou organização”, diz a publicação recomendada pela plataforma.
A declaração de Dino nas redes sociais é uma resposta ao jornalista Alexandre Garcia, que durante o programa “Oeste Sem Filtro”, veiculado no YouTube, responsabilizou o governo federal pelas enchentes registradas no Rio Grande do Sul (RS) no último fim de semana. Na oportunidade, 46 pessoas morreram em decorrência da tragédia.