O número de candidatos a presidente convidados para o primeiro debate eleitoral deste ano, às 22h desta quinta-feira (9) na Band, serve como retrato do momento de fragmentação da política brasileira.
O debate, que será o primeiro que será o primeiro entre nove realizados por veículos de comunicação no primeiro turno da eleição.
A primeira parte da transmissão da Band começa com pergunta feita por leitores do jornal Metro, depois candidato pergunta para candidato. No 2º bloco, jornalistas da Band farão perguntas para todos os candidatos e escolherão quem vai replicar. Quem for questionado terá direito à tréplica.
No 3º bloco, novamente candidato pergunta para candidato. O sorteio definiu que quem iniciará os questionamentos será Álvaro Dias e quem perguntará por último será Ciro Gomes. Neste bloco cada candidato poderá ser perguntado até duas vezes.
No 4º bloco, jornalistas da Band voltam a perguntar para candidato e escolher quem fará a réplica.No último bloco os candidatos terão 1 minuto 1 meio para as considerações finais, começando com Ciro Gomes e fechando com Henrique Meirelles.
Com Lula preso em Curitiba, o PT pediu à Justiça que seu candidato participasse do debate por videoconferência ou por vídeos gravados previamente. Mas o TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) negou o pedido.