Duas redes de TV´s da Bahia que colaboram com o desenvolvimento, progresso e cultura dos baianos
Ao completar 40 anos de existência, a Band Bahia irá realizar uma série de ações para celebrar a sua trajetória nas últimas quatro décadas, narrando os principais acontecimentos na vida da sociedade soteropolitana e baiana. “As ações irão durar o ano inteiro que queremos marcar como o ano 40 da Band Bahia”, afirma Augusto Correia Lima, diretor regional da BandNordeste. As comemorações se iniciam neste final de semana com a estreia de um programa especial que vai contar a chegada da emissora à Bahia e os fatos mais marcantes que foram noticiados através da telinha da Band Bahia. O programa vai ao ar neste sábado (10) logo mais, às 18h50.
Durante o ano, ao todo 12 programas temáticos irão ao ar, um a cada mês, nesse mesmo dia e horário, com enfoques de personalidades, lugares e acontecimentos que ajudam a contar a história da Band na Bahia e sua importância para o jornalismo, a cultura, o entretenimento e a fé dos baianos. “Teremos um programa sobre Boechat e a Bahia, Daniela Mercury e a Band, sobre o Terreiro do Gantois que é o nosso lugar, sobre o case de sucesso que é a BandNews FM, sobre o Band Folia, sobre a participação da Band Bahia na cobertura das eleições, sobre a nossa presença em Roma na canonização de Santa Dulce dos Pobres e por aí vai. A Band Bahia sempre esteve presente nos principais momentos desse estado nos últimos 40 anos e ainda vamos estar por muito mais tempo”, destaca o diretor.
Neste domingo (11) às 20h, ainda como presente de aniversário, a Band Bahia irá exibir a apresentação única do tenor lírico italiano Luciano Pavarotti na Bahia, ao lado das divas baianas Gal Costa e Maria Betânia. Os baianos terão a oportunidade de reviver as emoções dessa apresentação exclusiva que foi promovida pela Band Bahia, há 21 anos, na Marina da av. Contorno, em homenagem aos 500 anos do descobrimento do Brasil. Também será lançado um livro que conta a história da emissora nessas últimas quatro décadas. O livro terá uma narrativa de linha do tempo e está sendo elaborado por uma equipe de profissionais especialmente contratada para este fim. “O jornalismo está no DNA do Grupo Bandeirantes e a BandBahia tem uma história marcada pela credibilidade”, diz a diretora de jornalismo Zuleica Andrade. Além de todas essas ações, o ano 40 da Band Bahia terá uma campanha publicitária desenvolvida pela agência RW Comunicação.
TV Aratu lança novo site
Pioneiro na transmissão online em redes sociais da programação que exibe na TV Aratu, o site AratuON segue mudando para oferecer mais conteúdo de qualidade e utilidade ao seu público. Neste domingo (11), o site entra no ar com novidades na estética, design e, principalmente, no conteúdo jornalístico com enfoque em novas editorias e diversidade de colunas que vão ser publicadas diariamente. Lança também o documentário inédito e exclusivo, “BAVI – O silêncio de um clássico”, sobre a partida realizada em Salvador, sem público por conta da pandemia.
O AratuON é o conjunto de produtos digitais do Grupo Aratu que contempla o site, o aplicativo, Facebook, Instagram, Twitter e Youtube, oferecendo ampla variedade de conteúdo exclusivo, ao vivo, feito de baianos, sobre baianos e para baianos. Indo além da notícia a que se propõe, traz uma nova forma de pensar o digital, investindo em produção de conteúdo audiovisual, com publicações explicativas, nos formatos texto e vídeo, para entreter o espectador e facilitar sua compreensão sobre os principais assuntos pautados no estado e no mundo.
“A pandemia fez com que a gente percebesse o quanto a notícia e o entretenimento podem ser valiosos na vida das pessoas. Esse conteúdo, feito com a responsabilidade e a tradição de 52 anos do Grupo Aratu, pode, literalmente, salvar vidas”, destaca Pablo Reis, gerente de conteúdo e inovação do grupo. “Os acionistas e toda a equipe percebemos que ampliar as nossas formas de atuação, buscando ao máximo valorizar a singularidade da Bahia, as coberturas ao vivo e as plataformas digitais que só a Aratu tem são o caminho para o protagonismo de nossos produtos digitais”, completa.
Dentre os novos produtos inseridos no portal, estão o AratuON Explica, em formato de vídeo com explicações mais detalhadas sobre temas cotidianos; uma série de entrevistas feitas através do canal de política Linha de Frente; o Colunistas On, com conteúdo opinativo em formato de texto e vídeo para os mais variados públicos; além de um podcast, o Onset, que está em fase de implementação. Outros novos projetos já estão sendo elaborados e deverão ser implementados até 2022.
Fora da caixa
Ainda neste ano, outra novidade é a implantação de unidades do AratuON no Salvador Hub e, posteriormente, no Doca 1, equipamento voltado para abrigar players da economia criativa que está sendo construído no bairro do Comércio. “Entendemos que é imprescindível para nossos produtos digitais estarmos perto da comunidade que está fazendo isso acontecer na Bahia. Assim, vamos buscar aprimorar nossas ferramentas e também oferecer o que o grupo tem de melhor, que é a expertise em se comunicar com os baianos”, ressalta a CEO do grupo Aratu, Ana Coelho.
Documentário
“BAVI – o Silêncio de um clássico” aborda a partida entre Bahia e Vitória no dia 13 de março pela Copa do Nordeste, em plena pandemia da Covid-19. Sem poder ir ao Estádio Manoel Barrada, os torcedores assistiram pela TV Aratu, transmissora oficial da competição na Bahia. “Através de um outro olhar, o documentário transmite o sentimento de vazio e ausência que ronda o clássico, ao mesmo tempo que destaca como a vibração e o clima de festa se transportam para a frente da televisão através da transmissão do jogo.”, traduz Murilo Deolino, diretor e roteirista do vídeo feito pela Mantu Filmes e coproduzido pelo AratuON. O vídeo vai estar disponível no site e canal do Youtube a partir de 0h deste domingo.
Colunistas
Para chancelar a produção de conteúdo diverso e qualificado, o AratuON passa a ter cerca de 20 colunistas rotativos, ao menos com uma coluna a ser publicada por dia, seja sobre política, economia, saúde, justiça, diversidade, social, cultura, entre outros segmentos. “Ouvir as demandas e dar voz à população sempre foi uma premissa do Grupo Aratu. Através das colunas, o espectador vai ter acesso aos mais variados temas que permeiam por diferentes setores da sociedade, com o conhecimento e expertise dos autores que são, na sua maioria, profissionais do mercado baiano”, explica Diorgenes Xavier, coordenador de conteúdo do portal.
Dentre os nomes já confirmados, estão especialistas como a promotora Lívia Maria Sant’Anna Vaz, reconhecida como uma das 100 pessoas de descendência africana mais influentes do mundo; Dra. Ana Cristina Batalha, vice-presidente da Associação Brasileira de Cosmetoginecologia – ABCGIN; Isaac Edington, presidente da Empresa Salvador Turismo – Saltur; e Onã Rudá, ativista e fundador da torcida LGBTricolor.
Propósito
A renovação do AratuON passa também pelo redirecionamento do propósito. “Não é um portal, é a vida ao vivo, em tempo real” passa a ser o motivo principal dos produtos digitais. Isso é resultado de um período de quatro meses de análises e provocações da consultoria baiana River, conduzida pelos experientes profissionais da comunicação Ana Queiroz e Maurício Magalhães. “A partir desta análise, ficou constatado que a produção de conteúdo audiovisual ao vivo é um ativo muito forte da Aratu e que combina bem com a demanda atual dos nativos digitais”, avalia Pablo.