Diante do cancelamento do ponto facultativo do Carnaval 2021, por decisão do governo da Bahia e da Prefeitura de Salvador, o trade turístico de Salvador espera uma ocupação média de 70% na data.
Em entrevista publicada pelo Jornal A Tarde, o presidente da Federação Baiana de Turismo e Hospitalidade do Estado (Fetur-BA), Sílvio Pessoa, afirma que o cancelamento do ponto facultativo para o Carnaval não vai afetar a lógica de funcionamento dos hotéis em Salvador. No entanto, reconhece que a ausência da folia nas ruas vai trazer impactos. “O setor vai funcionar normalmente, mesmo não sendo feriado. E a expectativa é de uma procura razoável de visitantes. Esperamos uma ocupação em torno de 70% no período do Carnaval. Mas com uma diária 40% menor, na relação com o Carnaval passado. Lembrando que nos últimos anos tivemos ocupação de 95% durante o período”, diz Sílvio Pessoa.
O modelo de ensino online e o comércio terão funcionamento normal de 15 a 17 de fevereiro, período no qual ocorreriam as festas de rua deste ano. A festa momesca da capital baiana foi adiada por causa da pandemia do novo coronavírus. Segundo Jorge Tadeu Coelho, diretor financeiro do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado da Bahia (Sinepe-BA), sem a folia nas ruas, as aulas online da rede privada estão mantidas. “Como não vai ter Carnaval, as aulas seguem normais. Vai ter aulas segunda, terça, quarta, quinta e sexta, sem quaisquer interrupções”, explica.
Com a suspensão dos festejos do Carnaval em 2021, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia – Fecomércio-BA orienta que os estabelecimentos comerciais da capital baiana funcionem normalmente, uma vez que não há impedimentos. A informação foi dada em comunicado para A Tarde. Ainda segundo o comunicado, nas cidades do interior o comércio deve seguir o que for determinado em cada município. “Há ainda casos específicos por atividade comercial, em que a convenção coletiva de trabalho (CCT) pode estabelecer – ou não – o fechamento do comércio para aquela determinada categoria durante o Carnaval”, acrescenta o informe.
Shoppings da cidade
A Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), em nota, ratifica que durante o período do Carnaval cada empreendimento seguirá respeitando a legislação do município em que atua, bem como o que determina a CCT, em relação a dias e horários de funcionamento. “A Abrasce reforça que os shoppings seguem um rígido protocolo sanitário desenvolvido em parceria com a área de consultoria do Sírio-Libanês, com o objetivo de equilibrar saúde e economia, o que permitiu a manutenção dos mais de três milhões de empregos gerados pelo setor”, diz o texto.
Agências bancárias
No âmbito dos estabelecimentos bancários, em nota, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que o calendário de feriados está mantido e nos dias 15 e 16, segunda e terça-feira de Carnaval, não haverá atendimento ao público nas agências. Já na Quarta-feira de Cinzas, dia 17, o início do expediente será às 12h, com encerramento em horário normal de fechamento das agências. Nas localidades em que as agências fecham antes das 15h, o início do atendimento ao público será antecipado, de modo a garantir o mínimo de três horas de funcionamento.
“A Febraban orienta os clientes a utilizarem os canais digitais, como sites e aplicativo dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente bancário nas agências. As contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento em 15 ou 16 de fevereiro poderão ser pagos, sem acréscimo, na quarta-feira, 17”, conclui a nota.
No último dia 2, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-BA), Lourival Almeida, decretou expediente normal no órgão para os dias de Carnaval, no horário de 9 às 15 horas. No caso da Defensoria Pública do Estado, o funcionamento no período segue normal, das 9 às 15 horas, mas sem os tradicionais plantões de Carnaval, devido a não realização dos festejos de rua. “Posteriormente, caso a prefeitura decida realizar o Carnaval, o plantão acontecerá”, informa o órgão.
Os Correios, avisam que na segunda e terça-feiras de Carnaval, 15 e 16, não haverá atendimento nas agências e também não ocorrerá a entrega de objetos postais. A Central de Atendimento dos Correios (CAC) também não funcionará nessas datas, mas a consulta de manifestações e rastreamento de objetos estarão disponíveis 24 horas, todos os dias da semana. O atendimento e as entregas serão retomados na quarta-feira, 17. A CAC atenderá normalmente, das 8h às 20h. Os clientes poderão obter informações sobre produtos e serviços ou registrar manifestações na página dos Correios: www.correios.com.br.