O Túnel Fehmarnbelt é um projeto de infraestrutura monumental com 18 km de extensão que conectará por meio subaquático, a Dinamarca e a Alemanha.
O túnel Fehmarnbelt, que está sendo construído na Europa, tem um orçamento de mais de 7 bilhões de euros, o que equivale a cerca de R$ 36 bilhões.
O túnel é um dos maiores projetos de infraestrutura da Europa e será o túnel imerso mais longo do mundo. Ele ligará a Alemanha e a Dinamarca, a cerca de 40 metros abaixo do nível do Mar Báltico.
O túnel terá 18 quilômetros de extensão e será construído ao longo do Fehmarn Belt, um estreito entre a ilha alemã de Fehmarn e a ilha dinamarquesa de Lolland. A inauguração está prevista para 2029.
A construção do túnel Fehmarnbelt envolve:
- A utilização de elementos pré-fabricados de concreto que serão submersos e conectados no fundo do mar;
- A dragagem do fundo do mar para criar a vala para o túnel;
- A construção de um porto temporário no lado dinamarquês que abriga a fábrica que constroem os segmentos de concreto;
- A Dinamarca financia quase todo o valor estimado do túnel, que será reembolsado por taxas de pedágio após a abertura.
Abaixo alguns detalhes importantes sobre esta obra de túnel:
Benefícios
Com a conclusão do túnel, a travessia entre Dinamarca e Alemanha será reduzida de 45 minutos (o tempo atual de balsa) para apenas 7 minutos de trem e 10 minutos de carro.
Impacto Ambiental
O túnel ajudará a reduzir as emissões de CO2 ao proporcionar uma rota mais curta e eficiente, diminuindo a necessidade de balsas e o tráfego rodoviário.
Construção
A construção começou em 2020 do lado dinamarquês e em 2021 do lado alemão, com previsão de conclusão para 2029.
Segurança
O túnel será equipado com uma pista de emergência e saídas de emergência ao longo de todo o seu comprimento, garantindo segurança tanto durante a construção quanto após a conclusão.
Este projeto é um marco na construção civil e na engenharia de transporte, prometendo revolucionar a conexão entre os dois países e contribuir para um transporte mais sustentável.