O PSDB agora insinua segundo Cláudio Humberto, do Diário do Poder, uma espécie de chantagem para declarar apoio à candidatura sem chances de Simone Tebet à presidência da República. Na sexta-feira (3), o líder tucano no Senado, Izalci Lucas (DF), disse que seu partido espera “gestos” do MDB de Tebet nos Estados, para viabilizar projetos eleitorais do PSDB. Caso do próprio Izalci, que há anos tenta se firmar como candidato ao governo do Distrito Federal, mas no DF o partido está fechado com o favorito, governador Ibaneis Rocha.
O problema na chantagem tucana é que o MDB não bota fé nas chances de Tebet, e não vê motivos para “gestos” compensadores ao PSDB.
Ainda segundo o jornalista Cláudio Humberto, o desânimo no PSDB com Tebet e seus 2%, é crescente. Já se fala até “arrependimento” do golpe aplicado em João Doria, que atingia os 6%.
Se os tucanos batem cabeça, no MDB quase não se fala na candidata do partido, exceto seus inspiradores Michel Temer e Baleia Rossi.
Pesquisa na bancada federal do MDB mostrou que 70% apoiam a reeleição do presidente Jair Bolsonaro e 30% querem Lula. Já Tebet, nenhum até então.