Pesquisa da Atlas/Intel divulgada neste último sábado (14) mostra que as intenções de voto em Donald Trump registraram crescimento no cenário nacional. O republicano chegou a 3,6 pontos percentuais de vantagem sobre Kamala Harris entre julho e setembro.
- Donald Trump: 50,9% (+3,2)
- Kamala Harris: 47,3% (+1,2)
- Outros/Não sei: 1,9% (-4,3)
No cenário que considera apenas Trump e Harris, a vantagem do ex-presidente é ligeiramente menor. O candidato republicano oscilou dentro da margem de erro, enquanto Harris manteve o mesmo valor de julho.
- Donald Trump: 50,9%
- Kamala Harris: 48%
Tópicos-chaves
A maioria do eleitorado americano coloca inflação, o mercado de trabalho e imigração como alguns dos principais desafios para os EUA atualmente.
Direitos reprodutivos e o estado da democracia americana aparecem em um segundo patamar, citados por cerca de um quarto dos entrevistados.
Confiança por temas
Trump tem a confiança do eleitorado nos tópicos que dominam a eleição, com margens amplas em imigração e questões econômicas.
Defesa da democracia e saúde têm vantagens menores para o ex-presidente, e Harris está levemente à frente na questão dos direitos reprodutivos.
Trump critica Kamala
Donald Trump, candidato à Presidência dos Estados Unidos, utilizou a rede social Truth Social em agosto, para comentar sobre o debate aceito, após ser desafiado pela vice de Joe Biden, Kamala Harris.
“Kamala Harris não tem capacidade mental para fazer um debate REAL contra mim, agendado para 4 de setembro na Pensilvânia. Ela tem medo de fazê-lo porque não há como justificar suas fronteiras corruptas e abertas, a destruição ambiental do nosso país, o constrangimento do Afeganistão, a inflação galopante, a economia terrível, as altas taxas de juros e impostos e sua luta de anos para impedir as palavras “Feliz Natal”. Eu a verei em 4 de setembro ou não a verei mais. Ela é reconhecida como a pior vice-presidente da história, o que funciona muito bem contra o pior presidente, o corrupto Joe Biden. A combinação desses dois indivíduos de baixo QI destruiu nosso país, mas faremos a AMÉRICA GRANDE NOVAMENTE!”, escreve Trump na rede social.