terça-feira 7 de janeiro de 2025
Donald Trump e primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, em Mar-a-Lago, na Flórida - Foto: Governo da Itália
Home / Mundo / MUNDO / Trump elogia primeira-ministra da Itália durante visita à Flórida
segunda-feira 6 de janeiro de 2025 às 05:52h

Trump elogia primeira-ministra da Itália durante visita à Flórida

MUNDO, NOTÍCIAS


O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, saudou neste último domingo (5) a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, destacando que ela é uma “mulher fantástica”. Isso aconteceu durante visita da italiana à residência do republicano em Mar-a-Lago, em Palm Beach, Flórida.

“Isso é muito emocionante. Estou aqui com uma mulher fantástica, a primeira-ministra da Itália. Ela realmente conquistou a Europa”, comentou Trump.

Meloni, integrante do partido de direita Irmãos da Itália, assumiu o cargo em outubro de 2022 e é conhecida por ter laços com o republicno, em particular com seu aliado Elon Musk.

Enquanto as potências europeias França e Alemanha estão passando por um período de política instável, a estabilidade de sua coalizão na Itália e credenciais conservadoras a tornam uma aliada natural para o novo líder dos EUA.

Trump e Meloni foram acompanhados pelos indicados para secretário de Estado e conselheiro de segurança nacional — Senador Marco Rubio e Deputado Mike Waltz.

Nenhum detalhe foi divulgado sobre o que foi discutido, embora a líder italiana, como outros, tenha buscado fortalecer os laços com o presidente eleito antes de sua posse em 20 de janeiro.

A CNN entrou em contato com o gabinete de Meloni e a equipe de transição de Trump.

Um possível tópico na pauta é a detenção da jornalista italiana Cecilia Sala, que foi presa no Irã no mês passado.

O Ministério das Relações Exteriores da Itália confirmou em um comunicado na sexta-feira passada que Sala, uma repórter do diário italiano Il Foglio, foi detida em Teerã.

A agência de notícias estatal iraniana IRNA ressaltou na segunda-feira que Sala havia sido detida em 19 de dezembro após “violar as leis da República Islâmica do Irã”.

A detenção de Sala causou problemas diplomáticos para a Itália, com o Ministro das Relações Exteriores italiano, Antonio Tajani, dizendo que seu governo estava trabalhando “incansavelmente” para trazê-la de volta.

Meloni também se encontrará com o presidente Joe Biden durante a viagem do democrata a Roma nesta semana. Biden agradecerá a ela por sua “forte liderança do G7 no ano passado e discutirá desafios importantes que o mundo enfrenta”, informou um comunicado à imprensa da Casa Branca no mês passado.

A visita à Flórida ocorre depois que ela jantou com Trump e Musk durante a reabertura da Catedral de Notre-Dame em Paris no mês passado, uma experiência que Trump disse mais tarde ao New York Post que foi positiva.

Veja também

Ministro dos transportes da Coreia do Sul planeja renunciar após acidente aéreo

O ministro dos transportes da Coreia do Sul, Park Sang-woo, declarou nesta terça-feira (07) que …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!