O ex-Presidente dos EUA Donald Trump disse nesta sexta-feira (27) que poderia resolver a guerra na Ucrânia numa questão de “24 horas” se ele continuasse a ser presidente dos Estados Unidos.
“Se eu fosse presidente, o conflito entre a Rússia e a Ucrânia nunca teria acontecido. Mas mesmo agora, se estivesse, poderia chegar a um acordo para acabar com isto numa questão de 24 horas”, disse ele numa mensagem publicada na sua própria rede social, Truth Social.
No início do dia, o magnata de Nova Iorque lamentou o envio internacional de tanques para a Ucrânia, dizendo que isto “poderia agravar as hostilidades”. “Primeiro os tanques, depois as armas nucleares”, apontou numa mensagem em que apelava ao actual ocupante da Casa Branca, Joe Biden, para “pôr fim a esta guerra louca”.
Biden anunciou a 25 de Janeiro a decisão de enviar 31 tanques de Abrams para o país após quase um ano de guerra. Subsequentemente, o Pentágono esclareceu que o carregamento não poderia ser feito imediatamente, uma vez que não existem muitos tanques nos arsenais dos EUA.