domingo 26 de janeiro de 2025
Foto: Reprodução
Home / Mundo / MUNDO / Trump deixa a Casa Branca pela última vez como presidente
quarta-feira 20 de janeiro de 2021 às 11:05h

Trump deixa a Casa Branca pela última vez como presidente

MUNDO, NOTÍCIAS


Após quatro anos tumultuados, Donald Trump, deixou a Casa Branca pela última vez como presidente nesta quarta-feira, menos de quatro horas antes da posse de Joe Biden. Isolado e tóxico desde que insuflou seus apoiadores a invadir o Capitólio para tentar reverter a vitória de Biden, o republicano sai do governo com a menor popularidade de seu mandato e prestes a enfrentar um novo julgamento de impeachment no Senado.

Horas antes da posse de Biden, Trump deixa a Casa Branca

Trump será o primeiro líder americano em 152 anos a optar por não comparecer à posse do seu sucessor, preferindo deixar a capital a reconhecer sua derrota. O último foi Andrew Johnson, em 1869. Assim como o atual presidente, Johnson foi um dos poucos ocupantes do Salão Oval a sofrer um processo de impeachment.

O republicano seguiu de helicóptero para a Base Aérea Andrews, onde fará seu último discurso na capital antes de embarcar para Mar-a-Lago, na Flórida. Ao desembarcar, foi recepcionado por uma salva de tiros de canhão e pela tradicional “Hail to the Chief”, marcha símbolo do chefe de governo dos Estados Unidos.

No domingo, o ex-secretário de Imprensa de Trump, Anthony Scaramucci, hoje um crítico do presidente, revelou ter sido chamado para a cerimônia. Ele disse que não estará entre os presentes, e levantou a hipótese de que a Casa Branca está desesperada em busca de público para o evento, que ocorrerá quatro horas antes da posse de Biden.

O Wall Street Journal noticiou ainda que o convite permite até cinco convidados adicionais, algo incomum em atos oficiais. Seu vice, Mike Pence, que irá à posse de Biden, não comparecerá à despedida. Ele, que rompeu com Trump após não ceder às pressões presidenciais para barrar a certificação da vitória democrata, sequer esteve na Casa Branca para se despedir.

Outras ausências sentidas são as dos líderes republicanos da Câmara, Kevin McCarthy, e do Senado, Mitch McConnell, que irão a uma missa na Catedral de São Mateus em homenagem ao novo presidente. A celebração coincidirá com o discurso derradeiro de Trump.

Veja também

Batida entre caminhões mata três pessoas no interior da Bahia

Três pessoas morreram depois que dois caminhões bateram de frente, na madrugada deste sábado (25), …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!