quinta-feira 13 de fevereiro de 2025
WASHINGTON, DC - 13 DE FEVEREIRO: O presidente dos EUA, Donald Trump, acompanhado pelo secretário de Comércio Howard Lutnick, faz comentários após assinar uma ordem executiva sobre tarifas recíprocas no Salão Oval da Casa Branca em 13 de fevereiro de 2025 em Washington, DC. Trump anunciou seu plano de aumentar as tarifas dos EUA para corresponder às taxas que outras nações cobram para importar produtos americanos. - Foto: Andrew Harnik/Getty Images
Home / DESTAQUE / Trump anuncia tarifas recíprocas para países que taxam EUA
quinta-feira 13 de fevereiro de 2025 às 16:35h

Trump anuncia tarifas recíprocas para países que taxam EUA

DESTAQUE, MUNDO, NOTÍCIAS


O presidente Donald Trump revelou na tarde desta quinta-feira, 13, um plano para cobrar tarifas recíprocas de todos os países. A ideia é que sejam cobrados impostos sobre as importações nos Estados Unidos equivalentes aos cobrados sobre produtos estadunidenses em outros países.

Segundo informações do canal Globonews, o etanol brasileiro foi citado no documento que divulga o plano.

As novas tarifas poderão começar a ser aplicadas em algumas semanas, enquanto a equipe de comércio e economia de Trump estuda as relações bilaterais de tarifas e comércio, informou um funcionário da Casa Branca a repórteres em uma teleconferência.

A medida busca assim forçar negociações bilaterais com países por melhores condições de comércio para o país. “O presidente está mais do que disposto a reduzir tarifas se os países quiserem reduzir as suas”, disse o funcionário.

Segundo o United States Trade Representative, órgão governamental responsável por gerir o comércio internacional do país, os Estados Unidos tem uma taxa média ponderada de tarifas de importação de 2% sobre bens industriais.

Trump tem repetido desde sua campanha que adotaria taxações como forma de responder a países que estariam “tirando vantagem” dos Estados Unidos. “Cobram tarifas enormes que nós não cobramos,” disse o presidente no Salão Oval no dia 12 de fevereiro. “Nós vamos implementar tarifas recíprocas, o que significa que, seja o que for que eles cobrem, nós cobramos também.”

Outras tarifas

O anúncio ocorre na mesma semana em que outro decreto estabeleceu impostos de 25% sobre todas as importações de aço e alumínio no país. A taxação dos produtos foi oficializada na segunda-feira, 10, e entra em vigor no próximo 12 de março.

Mais informações em instantes.

Veja também

Elizabeth Teixeira, de ‘Cabra Marcado para Morrer’, faz 100 anos com festa, livro e marcha por reforma agrária

Uma pessoa que chega aos 100 anos sempre é motivo de comemoração. Quando essa pessoa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!