O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira que assinará em 15 de janeiro, na Casa Branca, o acordo comercial parcial alcançado com a China após meses de uma guerra comercial.
“Assinarei nosso grande e abrangente acordo comercial de Fase Um com a China em 15 de janeiro”, disse Trump, afirmando que altos representantes de Pequim estarão presentes.
Ele também indicou que viajará para Pequim “em uma data posterior” para a “fase dois” desse acordo, sem dar maiores detalhes.
Desde março de 2018, Pequim e Washington impuseram tarifas recíprocas de centenas de bilhões de dólares a suas mercadorias, o que está afetando seriamente os indicadores da China e desacelerando a economia mundial.
Segundo Washington, o acordo inclui avanços na transferência de tecnologia, além de melhor acesso ao mercado chinês para empresas do setor financeiro.
Também afirma que Pequim comprará 200 bilhões de dólares em produtos americanos por um período de dois anos a partir de uma referência em 2017.
Em troca dos compromissos chineses assumidos em meados de dezembro, o governo Trump desistiu de impor novas taxas.
E, de acordo com os termos do acordo, também concordou em cortar os impostos anunciados em 1º de de setembro, mais da metade dos US$ 120 bilhões em importações do gigante asiático, As informações são da AFP.