O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que o mundo está “à beira da Terceira Guerra Mundial” durante evento de campanha na cidade de Waco, Texas, EUA, neste último sábado (24), conforme Y
, da revista Fórum.O republicano de extrema-direita criticou a política de Joe Biden frente ao conflito na Ucrânia e também disse que seu principal adversário, Ron DeSantis, governador da Flórida, não será capaz de frear as tensões globais.
“Estamos entrando na Terceira Guerra Mundial e esta será uma guerra como nenhuma outra”, alertou o ex-presidente do país.
“Em frente de vocês, eu sou o único candidato que pode fazer esta promessa: impedirei a Terceira Guerra Mundial, para a qual estamos caminhando”, disse o republicano.
O candidato, que tem uma base de apoiadores políticos de extrema-direita e supremacistas brancos, foi o único presidente dos EUA desde Jimmy Carter (que governou até 1980) a não começar um novo conflito armado.
Trump está sendo investigado e pode ser preso por ter comprado o silêncio da atriz pornô Stormy Daniels. Trump teria pago cerca de 130 mil dólares para Daniels não revelar uma relação sexual que eles tiveram.
O candidato – que ganha de Joe Biden na maioria das pesquisas para as eleições de 2024 – tem adotado um discurso mais radical, afirmando ser um “guerreiro” pela “redenção” dos estadunidenses.
O bilionário também é investigado por sua suposta participação na invasão do Capitólio em 6 de janeiro de 2021, quando seus apoiadores tentaram impedir a diplomação da chapa Biden-Harris na Câmara dos Representantes dos EUA. O evento inspirou o ataque bolsonarista de 8 de janeiro de 2023, no Brasil.
Para voltar à Casa Branca, Trump tem que, primeiro, vencer as primárias republicanas contra o governador da Flórida e alguns candidatos que correm por fora, como Nikki Haley, ex-embaixadora dos EUA na ONU e ex-governadora da Carolina do Sul. Depois, o vencedor enfrenta Biden no pleito de 5 de novembro de 2024.