O acordo firmado através da ONG Centro de Arte e Meio Ambiente (CAMA) e o TRT-5 apoiará ações desenvolvidas pelos catadores (as) de materiais recicláveis do estado
O Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-5) e o Fórum Estadual Lixo e Cidadania da Bahia (FLC-BA) assinaram, na última terça-feira (28), um acordo de cooperação, através da ONG Centro de Arte e Meio Ambiente (CAMA) no gabinete da Presidência do TRT-5. O objetivo é a conjugação de esforços entre os partícipes visando o desenvolvimento de eventos e ações desenvolvidas pelo FLC-BA.
O acordo, que foi assinado pelo presidente do TRT-5, desembargador Jéferson Muricy, e pela representante da ONG CAMA, Andreia do Carmo Araujo, também prevê a execução de reuniões e eventos de interesse relacionados à missão do Fórum Estadual Lixo e Cidadania da Bahia. O presidente do TRT-5 afirmou que este termo de cooperação “é muito simbólico para o TRT-5, pois possibilita a aproximação do Tribunal com uma categoria de trabalhadores, muitas vezes invisibilizados pela sociedade”, destacando o papel essencial da Juíza do Trabalho, Dra. Adriana Manta e outros membros do Tribunal, para a consolidação dessa parceria.
Para Joilson Santana, catador de materiais recicláveis, pesquisador e coordenador executivo da ONG CAMA e do FLC-BA “esse acordo de cooperação é um primeiro e importante passo para a construção e ampliação da parceria entre o Fórum Estadual Lixo e Cidadania da Bahia e o Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, tendo em vista o fortalecimento do trabalho dos catadores e catadoras de materiais recicláveis do estado da Bahia”, relata Santana.
Estavam presentes da cerimônia de assinatura do termo a da diretora da Ejud-5, desembargadora Ana Paola Diniz; entre outros magistrados(as), colaboradores(as) do TRT-5, e diversos integrantes do FLC-BA: a coordenadora do Programa Recicle Já Bahia da SUPAT/SAEB, Vanuza Gazar, das associações e cooperativas de catadores(as) de materiais recicláveis da capital e do interior, CAEC, CAMAPET, RECICLA OURO, COOCREJA, CAMAPET, COOPERFITZ, entre outras.
Sobre o Centro de Arte e Meio Ambiente – O CAMA é uma organização socioambiental fundada em 1995, no bairro dos Alagados, em Salvador/Bahia. Desenvolve programas e projetos associados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), referenciados pela Agenda 2030 da UNESCO. A missão é fortalecer a luta por garantia de direitos de indivíduos e grupos vulnerabilizados, por meio da participação nos processos que proporcionem autonomia e inclusão sociopolítica, contribuindo para a construção de uma sociedade social e economicamente justa, democrática, ambientalmente equilibrada, antirracista, antissexista e contra todas as formas de exclusão.
Sobre o Fórum Estadual Lixo e Cidadania do Estado da Bahia – FLC-Ba. O Fórum Estadual Lixo e Cidadania do Estado da Bahia – FLC-Ba é um espaço da sociedade civil organizada criado em 2001, com o propósito de discutir políticas públicas de gestão e gerenciamento de resíduos sólidos com a inclusão socioeconômica dos catadores/as e a redução dos impactos socioambientais.