sexta-feira 28 de fevereiro de 2025
O presidente Lula e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) - Foto: Canal Gov/Youtube
Home / NOTÍCIAS / Troca de afagos entre Lula e Tarcísio em evento gera reação de Bolsonaro, diz coluna
sexta-feira 28 de fevereiro de 2025 às 11:27h

Troca de afagos entre Lula e Tarcísio em evento gera reação de Bolsonaro, diz coluna

NOTÍCIAS, POLÍTICA


O clima amistoso entre o presidente Lula da Silva (PT) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), durante um evento em Santos, nesta última quinta-feira (27), despertou atenção e causou incômodo  segundo a jornalista Bela Megale, em sua coluna no jornal O Globo, no ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Aliados de Bolsonaro relataram que ele demonstrou surpresa com a troca de gentilezas entre Lula e Tarcísio, sinalizando descontentamento com a postura do governador paulista. Apesar do incômodo, Bolsonaro evitou qualquer crítica pública ao ex-ministro da Infraestrutura, ao menos até a noite de quinta-feira.

A preocupação entre os aliados do ex-presidente se deu, sobretudo, pelo contexto político. Os elogios ocorreram em um momento de crescente polarização, com ataques de setores bolsonaristas ao Judiciário e ao governo federal, em sintonia com estratégias da administração de Donald Trump nos Estados Unidos. Para aliados de Bolsonaro, a cordialidade de Tarcísio com Lula poderia enfraquecer a narrativa de oposição e reforçar a imagem de institucionalidade do governo petista.

Durante a solenidade, Tarcísio reconheceu a colaboração de Lula na concretização do projeto em pauta. “O dia de hoje é muito especial. Presidente, eu quero agradecer o senhor porque, desde o início das nossas conversas, colocou esse túnel como prioridade. O senhor falou: ‘Não está na hora de ter disputa política, temos que atender o cidadão’. É o que estamos fazendo hoje aqui”, afirmou o governador.

Lula também adotou um tom conciliador e destacou a importância da cooperação entre diferentes esferas de governo. “Tem gente do lado do Tarcísio que não gosta de vê-lo do meu lado, e tem gente do meu lado que não gosta de me ver ao lado dele. A gente tem que ter consciência que tem só um lado, atender bem o povo de São Paulo e do Brasil. Esse é o nosso lado e o nosso compromisso, o restante a gente deixa passar”, declarou o presidente.

O episódio revela os desafios de Tarcísio de Freitas em equilibrar sua gestão entre o pragmatismo administrativo e as expectativas da ala mais fiel ao bolsonarismo, da qual ainda é considerado um dos principais nomes.

Veja também

Movimentação de carga rodoviária do agro cresce 5,3% em 2024, mostra Frete.com

A movimentação de cargas do agronegócio no transporte rodoviário aumentou 5,3% em 2024, conforme levantamento …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!