Uma equação complicada vai sendo solucionada. A altura do assento dos modelos big e maxi trail em confronto com o tamanho das pernas dos pilotos tamanho P. A Triumph encontrou conforme registra Téo Mascarenhas, da revista Vrum, uma ”solucionática” para a linha Triumph Tiger 1200, por meio do rebaixamento da suspensão em até 20 milímetros, reduzindo também a altura da moto, em diminutas velocidades ou completamente parada.
O Brasil é um dos maiores consumidores mundiais da linha Tiger, produzida pela inglesa Triumph, oficialmente instalada em Manaus, Amazonas. O novo recurso estará disponível para atualização para modelos equipados com suspensão semi ativa Showa (apresentada em novembro de 2021) e também para a nova linha, potencializando ainda mais a faixa de utilização.
As variáveis da equação das aventureiras big trail impõem a necessidade de grande distância livre do solo, suspensões de longo curso e rodas maiores para enfrentar todo tipo de piso e até o fora de estrada. Condições que naturalmente elevam a altura do assento a níveis extravagantes. Por outro lado, aquela peça que vai entre o guidão e o banco nem sempre tem as credenciais anatômicas compatíveis com a envergadura, para superar o perrengue.
Como funciona?
O sistema de suspensão semi ativa (eletrônica) permite a regulagem da altura do banco. A Harley-Davidson com o modelo big trail Pan America 1250 Special, por exemplo, desembarcou no Brasil com o inédito sistema ARH (Adaptive Ride Height), que rebaixa a moto entre 20mm e 50mm. O sistema da linha Triumph Tiger 1200 tem em comum a suspensão adaptativa da marca Showa.
O ajuste da altura nos modelos Triumph Tiger 1200 é feito com a redução eletrônica da pré-carga da suspensão traseira quando a moto está desacelerando. O comando é feito de forma simples, por meio de um botão instalado no punho do guidão por mais de um segundo. O recurso deixa o ajuste da pré-carga no nível mínimo, reduzindo a altura do assento em até 20mm.
As Triumph Tiger 1200 GT, GT Pro e GT Explorer já tem duas configurações de banco entre 850mm e 870mm de altura. As Tiger 1200 Rally Pro e Rally Explorer (mais altas) têm bancos ajustáveis entre 875mm e 895mm. Porém, existe o opcional do banco baixo em 20mm como acessório. Com o opcional, a altura passa para 830mm na família Tiger GT e 855mm na família Tiger Rally. O novo recurso de redução na pré-carga da suspensão traseira permite descontar outros 20mm adicionais, dependendo do peso combinado de piloto, passageiro e carga, deixando o banco a 810mm para as Tiger GT e 835mm para as Tiger Rally com a moto parada.