quinta-feira 21 de novembro de 2024
Foto fornecida pela NASA mostra que as equipes de apoio trabalham em torno da nave espacial SpaceX Dragon Endurance pouco depois de sua amerissagem no Golfo do México na costa de Pensacola, Flórida, na terça-feira 12 de março de 2024. - Foto: AFP
Home / Mundo / MUNDO / Tripulação da ISS pousa no mar do Golfo do México ao voltar à Terra
terça-feira 12 de março de 2024 às 15:14h

Tripulação da ISS pousa no mar do Golfo do México ao voltar à Terra

MUNDO, NOTÍCIAS


Quatro astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS) voltaram, nesta terça-feira (12), à Terra, com um pouso nas águas do Golfo do México, após completar seis meses de missão.

A nave Crew Dragon amerissou no litoral da cidade de Pensacola, no estado da Flórida, sudeste dos Estados Unidos, às 5h47 locais (6h47 em Brasília), indicou a agência espacial americana Nasa.

Uma câmera térmica mostrou imagens da chegada dos quatro astronautas na madrugada após o lançamento dos quatro paraquedas. A viagem de retorno à Terra a partir da ISS levou 18 horas e meia.

“Foi grandioso ver que o Crew-7 voltou bem para casa. Que bom começo de dia”, disse Rebecca Turkington, que estava a bordo da embarcação da Nasa que os recebeu. A cápsula foi resgatada do mar em menos de meia hora.

Dirigido pela astronauta americana Jasmin Moghbeli, o módulo Crew-7 da Nasa chegou à plataforma de pesquisa em agosto passado a bordo de um foguete Crew Dragon da empresa privada SpaceX, propriedade do magnata Elon Musk.

A mesma nave espacial se desacoplou na manhã de segunda-feira, com o dinamarquês Andreas Mogensen, o japonês Satoshi Furukawa e o cosmonauta russo Konstantin Borisov também a bordo.

Moghbeli, que realizava seu primeiro voo espacial, prestou homenagem à associação internacional posterior à Guerra Fria que abriu o caminho para a construção conjunta da ISS na década de 1990.

O setor aeroespacial é uma das poucas áreas de cooperação entre Estados Unidos e Rússia atualmente após a invasão da Ucrânia lançada pelo governo de Vladimir Putin, em fevereiro de 2022. Os americanos também continuam voando a bordo de foguetes russos Soyuz que são lançados a partir do Cazaquistão.

Os membros da cápsula Crew-7 realizaram experimentos científicos, incluindo a coleta de amostras durante uma caminhada espacial para determinar se a estação libera micro-organismos através dos respiradores do sistema de ventilação.

Outro experimento avaliou como a microgravidade, que acelera o envelhecimento, afeta a regeneração do fígado. A Crew-7 é a sétima missão de rotina da Nasa na plataforma orbital da SpaceX. A primeira aconteceu em 2020. A operação mais recente, Crew-8, foi lançada em 4 de março.

Veja também

Dólar sobe a R$ 5,81 com tensão no exterior e no aguardo pelas medidas fiscais

O dólar fechou nesta quinta-feira (21) pós-feriado no Brasil em alta, novamente acima dos R$ …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!