quinta-feira 21 de novembro de 2024
Senador Eduardo Braga (MDB-AM) conversa com o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) durante votação da PEC da reforma tributária — Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Home / NOTÍCIAS / Tributária: Braga cede e faz concessões de última hora a eventos, auditores e usinas solares
quinta-feira 9 de novembro de 2023 às 07:29h

Tributária: Braga cede e faz concessões de última hora a eventos, auditores e usinas solares

NOTÍCIAS, POLÍTICA


Para garantir a aprovação da reforma tributária no Senado, o relator da matéria, Eduardo Braga (MDB-AM), ampliou as exceções para mais alguns setores até momentos antes da votação. Com as mudanças de última hora, Braga beneficiou segundo matéria de Julia Lindner e Caetano Tonet, do jornal Valor, o setor de eventos, usinas solares e auditores fiscais.

Braga incluiu o setor de eventos entre os segmentos com alíquota reduzida de 60%. A emenda era da vice-líder do governo, Daniella Ribeiro (PSD-PB).

Outros segmentos já estavam contemplados nessa faixa de desconto, como produtos e insumos agropecuários, medicamentos, produtos de cuidados básicos à saúde menstrual, serviços de transporte coletivo e produções artísticas.

O relator também acatou uma emenda do senador Plínio Valério (PSDB-AM), que equipara a remuneração dos servidores de carreira dos fiscos municipais e estaduais ao teto de servidores da União (R$ 41.650,92).

“A PEC 45 propõe a instituição de novo formato ao sistema constitucional tributário, no qual as administrações tributárias da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios passam a exercer suas atividades de forma integrada, responsabilizando-se a União pela Contribuição sobre Bens e Serviços e os Estados, Distrito Federal e Municípios pelo Imposto sobre Bens e Serviços, tributos com os mesmos fatos geradores, bases de cálculo e contribuintes”, alega o texto da emenda de Plínio.

“Confere aos Chefes do Executivo de tais entes prerrogativa igual ao do Chefe do Executivo da União, quanto à proposta de política remuneratória dos seus servidores”, diz outro trecho.

Outras emendas acatadas por Braga permitem que operações de microgeração e minigeração distribuída de energia elétrica, como usinas e fazendas solares, e empresas de energia circular tenham regime específico, que será definido depois por lei complementar.

O aumento das exceções pode modificar a alíquota-base do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) da reforma tributária. A versão original do parecer de Braga, apresentada no final de outubro, tem alíquota estimada pela equipe econômica em até 27,5%. Ainda não há um novo cálculo após as novas modificações.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!