A conselheira do Tribunal de Contas da Bahia (TCE-BA), Carolina Matos, cobrou do governo de Jerônimo Rodrigues (PT) mais transparência no pagamento dos salários dos servidores. As contas do primeiro ano a gestão do petista foram aprovadas pela Corte nesta última terça-feira (6) com 137 recomendações, seis alertas, cinco ênfases e três ressalvas.
Segundo o jornal Correio, Carolina Matos considerou como um fato “grave” a questão da divulgação dos vencimentos dos servidores civis e militares, assim como os proventos dos agentes públicos aposentados e pensionistas no portal eletrônico por parte do Executivo estadual – embora as recomendações sejam feitas pelo Tribunal de Contas do Estado desde 2013. Ela ressaltou que os poderes Legislativo e Judiciário disponibilizam tais informações.
“Em 4 de março de 2024, a auditoria deste tribunal realizou consulta nos portais de transparência de nove estados da região do Nordeste, o que permitiu concluir que apenas a Bahia permanece não disponibilizando página específica para a divulgação do vencimento dos seus servidores”, complementou Carolina.
Em 2015, o então governador e atual ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), havia afirmado que publicaria as informações no segundo semestre daquele ano, o que não aconteceu.