Transparência é condição fundamental para que a comunicação dos Tribunais de Contas se estruture a fim de dialogar com a sociedade. Pensando nisso, representantes de assessorias de comunicação social de vários TCs do Brasil se reuniram na capital baiana para trocar experiências e apresentar as estratégias e os planejamentos de suas ações durante a palestra “O papel da comunicação na aproximação dos Tribunais de Contas com o cidadão”, proferida na última quinta-feira (29) pelo jornalista Rafael Martini, assessor institucional do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC).
Na visão do assessor, é crucial que os profissionais de comunicação das Cortes de Contas sistematizem o compartilhamento de informações em suas redes com o intuito de gerar conteúdos importantes para a sociedade e pautas positivas para as suas agendas.
“Este encontro se transformou numa espécie de embrião das ações de comunicação dos Tribunais. Ouvimos muito aqui, hoje, as palavras estratégia e planejamento. Sabemos que cada Tribunal tem as suas peculiaridades, mas o fundamental é que está nascendo aqui uma ação mais colaborativa na produção de conteúdo dos Tribunais de Contas, e essa integração, essa conectividade, pode melhorar muito a comunicação dessas instituições com a sociedade”, disse Rafael Martini.