Na próxima segunda-feira (18), o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), em São Paulo, vai julgar o primeiro caso envolvendo o ex-presidente Lula por meio de uma videoconferência, de acordo com a coluna de Bela Megale do Jornal O Globo.
A corte vai apreciar um recurso apresentado pelo Ministério Público Federal (MPF) no caso que apura o suposto pagamento de mesadas pela Odebrecht ao irmão de Lula, Frei Chico. Na ação, que foi rejeitada pelo juiz de primeiro grau, o petista é acusado de corrupção passiva.
Nesse formato de julgamento, tanto os integrantes do Ministério Público quanto o advogado de defesa fazem suas sustentações orais por vídeo. Os votos dos desembargadores também são proferidos durante a sessão online.
Ainda segundo a publicação, no início do mês, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre, manteve a conenação de 17 anos de Lula no caso do sítio. O julgamento, porém, foi no formato de sessão virtual. Nele, os desembargadores depositam seus votos e não há meios para a defesa se pronunciar.