Os trens intermodais ferroviário-marítimos da China fizeram mais de 30.000 viagens ao longo do Novo Corredor Internacional de Comércio Terrestre-Marítimo desde que o serviço foi lançado, em 2017, disseram neste domingo autoridades locais da Região Autônoma da Etnia Zhuang de Guangxi, no sul da China.
No domingo, um trem intermodal ferroviário-marítimo transportando 110 contêineres de mercadorias partiu da estação central de contêineres ferroviários de Qinzhou, em Guangxi, com destino ao município de Chongqing, no sudoeste da China, levando o número total a 30.000 viagens.
Lançado em 2017, o Novo Corredor Internacional de Comércio Terrestre-Marítimo é uma passagem comercial e logística construída em conjunto por regiões provinciais no oeste da China e membros da ASEAN. Desde o lançamento, seus trens intermodais ferroviário-marítimos registraram uma cifra cada vez maior de viagens e um crescente volume de carga anual.
Cada vez mais produtos agrícolas da ASEAN e de outros países, como o arroz cambojano, o coco tailandês e a carne congelada brasileira, entraram no mercado chinês através do corredor. Além disso, os produtos de nova energia, novos materiais e produtos mecânicos e elétricos são enviados ao exterior por tal transporte intermodal ferroviário-marítimo, observou Li Hongfeng, da Guangxi Beibu Gulf International Transport Development Co., Ltd.
Atualmente, o corredor fornece serviços abrangendo 138 estações em 69 cidades de 18 regiões provinciais em toda a China.