sábado 23 de novembro de 2024
Foto: M.Vitor
Home / NOTÍCIAS / TRE-BA promove curso “Formação Política de Lideranças Femininas”
quinta-feira 12 de agosto de 2021 às 19:26h

TRE-BA promove curso “Formação Política de Lideranças Femininas”

NOTÍCIAS, POLÍTICA


A Escola Judiciária (EJE) do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) promoverá, nos dias 12, 17, 19, 24 e 26 de agosto, o curso “Formação Política de Lideranças Femininas”.

O evento, promovido em parceria com a Comissão de Participação Feminina do Regional, objetiva incentivar a formação de lideranças políticas, especialmente voltadas às mulheres, buscando alavancar a representatividade feminina na política. As aulas serão realizadas por meio de plataforma digital, totalizando 25 horas e contando com a participação de cinco professoras especializadas.

Curso ocorrerá nos dias 12, 17, 19, 24 e 26 de agosto, com transmissão ao vivo e carga horária d...

Inicialmente, de acordo com a escola, o curso terá transmissão ao vivo para um grupo de 40 mulheres de diversos segmentos da sociedade baiana (com participação de prefeitas, vereadora, advogadas, representantes indígenas, de associações, de comunidades de bairros, estudantes, dentre outras), e, posteriormente, será disponibilizado para todos que tiverem interesse. Serão realizados, portanto, cinco encontros de cinco horas, às terças e quintas-feiras, das 17h às 22h, sendo que em cada encontro serão realizadas duas aulas com 2h30 de duração.

Conforme a EJE-BA, “o estudo propõe contribuir para a elevação da qualidade democrática, ao oferecer ao seu público-alvo, exclusivamente feminino, conteúdos voltados a conhecimentos básicos de teoria democrática, direito eleitoral, direito constitucional, orçamento público e processo legislativo”.

Conteúdo programático

 Liderança e participação política das mulheres 

Entendendo política e gênero

  Entendendo Democracia

 Desigualdade e democracia

 Participação política e suas múltiplas formas

 O Estado Brasileiro

 Processo eleitoral

 Propaganda eleitoral e financiamento de campanha 

 Gastos, elaboração e entrega da prestação de contas 

 Direitos e deveres das mulheres em campanha

Docentes

Polianna Pereira Dos Santos: Mestra em Direito Político pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Ciências Penais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Professora de Pós-Graduação em Direito Eleitoral na PUC/MG. Assessora do Gabinete do Ministro Luiz Edson Fachin, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Lorena Silva Santos: Advogada. Professora do Centro de Ensino Superior do Extremo Sul da Bahia (CESESB/FACISA) em Direito Constitucional. Doutoranda em Direito pela Universidade de Brasília (UnB). Mestra em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Bruna Camilo de Souza Lima E Silva: Cientista Política. Graduada em Ciências do Estado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com foco nos estudos de gênero e representação no âmbito do direito público e administrativo. Ainda na graduação, formação complementar através do intercâmbio realizado na Universidade de Lisboa (ULISBOA, 2015-2016). Mestra em Ciência Política (UFMG).

Mônica de Cássia Costa Silva: Gestora de Projetos Sociais. Graduada em Comunicação Social pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH). Possui especializações em Gestão de Projetos Sociais e Gestão Social. Mestranda em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro.

Carolina Lobo:  Advogada. Mestranda em Direito Político (UFMG). Especialista em Direito Eleitoral (PUC Minas). Graduada em Direito pelo Instituto de Ensino Superior de Brasília (IESB).

Avaliação e certificação

A aluna terá que participar, pelo menos, de 75% do curso e deverá gravar um vídeo de um a três minutos falando da sua experiência como liderança e do impacto que o curso promoveu na sua vida. Este vídeo servirá como “feedback” para a EJE-BA e para as professoras instrutoras, além de treinamento da oralidade e produção de conteúdo, assim como ferramenta de avaliação e certificação.

Veja também

Por que se diz que eleição no Uruguai é ‘a mais chata’ do mundo neste ano (e por que isso é invejável)

Esqueça os protestos contra o sistema e os alertas de ameaças à democracia que circulam …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!