Faltando menos de dez dias para a realização do 2º turno das Eleições 2018, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, acompanhou a auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas. O procedimento consiste em atestar a confiabilidade dos equipamentos que serão utilizados no dia do pleito.
A auditoria foi efetuada na 522ª Seção da 17ª Zona Eleitoral (ZE), por solicitação da promotora eleitoral da referida zona, Dra. Marta Regina Pinto Bonfim, durante a cerimônia de carga e lacração das urnas da capital. O processo foi acompanhado pelos juízes eleitorais, diversos veículos de comunicação e representantes do Ministério Público do estado. Na ocasião, todos checaram a zerésima, comprovando que a urna não continha votos e puderam contrapor a informação com o boletim de urna emitido após a votação.
De acordo com a Resolução nº 23.550, de 2017, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é garantido acesso antecipado aos programas de computador desenvolvidos pelo TSE ou sob sua encomenda, a serem utilizados nas eleições, para fins de fiscalização e auditoria, em ambiente específico e sob a supervisão dos Regionais.