O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) empossou na última quinta-feira (22), na sala de sessões, 11 novos servidores, sendo quatro analistas e sete técnicos judiciários, aprovados no concurso realizado em 2017. As nomeações foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU), nos dia 30 de setembro e 1º de outubro.
A cerimônia, conduzida pelo presidente do órgão, desembargador Jatahy Júnior, contou com a participação da secretária de Gestão de Pessoas, Mirella Cunha; do diretor-geral, Raimundo de Campos Vieira; do secretário especial da Presidência, Victor Mesquita Xavier; do secretário de Planejamento, Maurício Amaral; do chefe de gabinete, Luiz de Holanda Moura; do assessor de Relações Institucionais, Sílvio Batalha, além de familiares dos empossados e servidores do Tribunal.
O presidente do TRE-BA, Jatahy Júnior deu as boas-vindas aos novos servidores. “Estamos a poucos dias da realização das eleições municipais que, normalmente, já são bastante difíceis e essa, então, de forma atípica, em razão da pandemia. Amanhã os senhores já estarão incorporados a essa família que é a Judiciária. Quero desejar a todos muita sorte e pleno sucesso”.
Jatahy destacou ainda a “forças das mulheres”, observando que a maioria dos empossados é composta pelo sexo feminino. “Cada vez mais precisamos de mulheres, seja na condição de servidores, de magistrados, de agentes públicos. Defendo também que as mulheres façam parte da vida política brasileira e que o percentual de 30% da participação feminina nas candidaturas se aplique também nas casas legislativas do país”.
Assim como o presidente do TRE-BA, para a secretária de Gestão de Pessoas, Mirella Cunha, a chegada dos novos servidores é um momento oportuno. “Estamos às vésperas de uma eleição diferente, com uma pandemia, algo inédito. De acordo com a secretária, os servidores da Justiça Eleitoral costumam “vestir a camisa de tal forma que todos se unem para determinando fim”. É esse grupo de servidores que vocês vão fazer parte”.
Dos quatro analistas, três são da área judiciária e um da área administrativa. Já entre os técnicos, sete integrarão os quadros do Tribunal na área administrativa, sendo um desses na especialidade Segurança Judiciária. Atualmente estão ocupados 871 cargos no TRE-BA.