O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realizou, nesta quinta-feira (12), a Sessão Solene Comemorativa ao Encerramento da Biometria na Bahia. O evento ocorreu no auditório da sede do órgão e foi marcado por uma série de homenagens a personalidades, instituições e servidores que colaboraram para o sucesso do último ciclo da revisão biométrica no estado.
Em seu discurso, o presidente do TRE-BA, desembargador Jatahy Júnior ressaltou a importância da colaboração dos parceiros e afirmou que foram “decisivos para colocar a Bahia em destaque no Brasil”. “A alegria e a gratidão norteiam esta sessão solene. Somos o quarto maior eleitorado da nação com dez milhões de eleitores e o primeiro estado de grande porte a concluir o seu trabalho de biometria. Temos hoje mais eleitores recadastrados do que os estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais”, pontuou.
O desembargador Jatahy Júnior destacou ainda que “as medidas adotadas pelo TRE-BA, como o serviço de agendamento, instalação de postos, atendimentos itinerantes (Caminhão da Biometria) e audiências públicas foram fundamentais na última fase da revisão para fazer uma biometria sem danos ao eleitor, com respeito e dignidade”, completou.
Homenagens
Durante o evento, diversas autoridades, personalidades, instituições e servidores foram homenageados em reconhecimento ao trabalho e apoio dado ao processo de recadastramento biométrico no estado. Parte dos agraciados foi homenageada com a “Comenda da Cidadania Desembargador Jatahy Fonseca” e outra parte com a “Medalha do Mérito Eleitoral da Bahia”.
Dentre os homenageados são eles: o governador Rui Costa, o prefeito de Salvador ACM Neto, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia deputado Nelson Leal, o senador Otto Alencar e o presidente da Câmara Municipal de Salvador vereador Geraldo Júnior.
Já o desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, vice-presidente e corregedor do Eleitoral, foi agraciado com a “Medalha do Mérito Eleitoral Com Palma”. O magistrado encerrará segundo biênio na Corte Eleitoral no próximo dia 22 de março.