O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realizou no final de dezembro uma cerimônia em que foram assinadas cartas estabelecendo o compromisso pela igualdade de gênero e pelo combate ao assédio e à discriminação no âmbito do órgão. As diretrizes expressas nos documentos são orientadas pela Resolução Nº 255, de 2018, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O evento ocorreu na Sala de Sessões do Regional e contou com a presença de várias autoridades.
Na abertura da solenidade, o presidente do TRE-BA, desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto, destacou a importância da iniciativa: “Este é um passo significativo e concreto que visa garantir a participação feminina em posições de liderança e decisão dentro do TRE da Bahia. Nosso objetivo é fomentar e garantir que nesta casa as mulheres possam exercer influência e representatividade, seja ocupando os cargos de gestão ou espaços que levam à construção e fortalecimento intelectual para a tomada de decisões.”
Para a Juíza Maria Verônica Moreira Ramiro, presidente das Comissões de Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação de 1º e 2º Grau do Regional, que integrou a mesa solene, “o documento vai além de palavras no papel, simboliza o compromisso firme do tribunal em promover um ambiente de trabalho digno, seguro e inclusivo, como assegurado na Constituição Federal. Mais que um compromisso institucional, é um chamado à ação de todos e de todas”.
Também falou no evento a presidente da Comissão de Participação Feminina e Juíza Ouvidora da Mulher, dra. Gelzi Maria Almeida Matos. A magistrada salientou, em seu discurso, que a presença das mulheres em esferas de decisão não é apenas uma questão de representatividade, mas uma condição essencial para o avanço de políticas públicas mais eficazes e inclusivas. “A diversidade de perspectivas que as mulheres trazem para a mesa de diálogo, contribui para a elaboração de soluções mais equilibradas, que atendem melhor às necessidades de toda a sociedade, promovendo o bem-estar coletivo”, complementou.
Presença de autoridades
Estiveram também no evento, o vice-presidente e corregedor do TRE-BA, desembargador eleitoral Maurício Kertzman; o diretor-geral do órgão, Raimundo Vieira; a Secretária-Geral da Presidência, Maria do Socorro Carvalho; os desembargadores Pedro Godinho, Moacyr Pitta Lima, Danilo Costa Luiz e Ricardo Borges Maracajá; a desembargadora Maízia Seal Carvalho, o Procurador Regional Eleitoral, Samir Cabus Nachef Júnior; e o Corregedor-Geral do Estado da Bahia, Eduardo Matta.