O saldo do plantão da biometria, realizado durante o feriadão de 15 a 17 de novembro, nas 93 zonas eleitorais em revisão, foi extremamente positivo, segundo os dados da Justiça Eleitoral. O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) registrou 16.321 atendimentos, ou seja, quatro mil a mais do que no dia anterior ao feriado, quando 12.411 buscaram pelo serviço. O objetivo do plantão é alavancar a coleta dos dados biométricos dos cidadãos até o final do prazo.
O presidente do TRE-BA, desembargador Jatahy Júnior comemora os resultados. “O número de eleitores atendidos durante o plantão prova que a medida do TRE foi acertada. Continuaremos empreendendo ações para facilitar o acesso do cidadão aos postos de biometria. Vamos encerrar a revisão sem sacrifícios para o eleitor, que é a principal meta da nossa administração”.
Na Bahia, 87,69 % da população já possui a identificação biométrica. Além do plantão, que permanece até o mês de dezembro, o TRE-BA segue com o atendimento móvel do Caminhão da Biometria e com os mutirões nos postos e cartórios eleitorais, atendendo aos eleitores em horários especiais.
Para saber mais sobre esses serviços da Justiça Eleitoral, o interessado deve buscar informações junto a sua respectiva zona eleitoral. Endereço e telefone para contato pode ser consultado no site do TRE baiano (www.tre-ba.jus.br).
Evite ter o título cancelado
A Justiça Eleitoral alerta: o cidadão que não atender a convocação dentro do prazo terá o título cancelado. Com o documento suspenso, o eleitor fica impossibilitado de ser empossado em cargo público; matricular-se em instituição de ensino; ter dificuldade para obter empréstimos ou ainda ter problemas para tirar ou renovar o passaporte.
Para regularizar a situação ou realizar a coleta dos dados biométricos, o eleitor pode buscar o atendimento com hora marcada por meio do site ou telefone. Para agendar o serviço, basta acessar agendamento.tre-ba.jus.br ou entrar em contato com os números 0800 071 6505 ou (71) 3373-7223.