A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) iniciou, nesta quinta-feira (13), mais uma edição da Operação Volta às Aulas, no acesso ao Colégio Antônio Vieira, no bairro do Garcia. Durante o horário de saída da manhã e de chegada à tarde, agentes da Gerência de Educação para o Trânsito (Gedut) distribuíram materiais educativos e orientaram pais, responsáveis e estudantes sobre práticas responsáveis no trânsito.
“Esse é um chamamento da Transalvador aos pais, alunos e toda a comunidade de que temos responsabilidade de promover a segurança no trânsito, lembrando sobre a importância de comportamentos seguros e saudáveis e em sintonia com a legislação do setor. É importante, neste momento, lembrar também aos pais sobre os cuidados ao contratar transporte escolar, e quando for levar o filho, utilizar os equipamentos de segurança”.
O diretor de Gestão de Pessoas do Colégio Antônio Vieira, Sérgio Silveira, lembrou que a parceria com a Transalvador é extremamente importante para todos. “Nós sabemos que somos um gerador de viagem bem robusto e que quanto mais consciência da necessidade de educar no trânsito, mais benefício teremos. A gente tem percebido, nesses últimos dois anos, a mudança no trânsito e esse apoio da Transalvador, estabelecendo parâmetros para melhorar a logística, tem nos ajudado a melhorar o fluxo”.
Além da distribuição do material educativo, os agentes orientam, ordenam o tráfego e coíbem infrações comuns, como, por exemplo, o estacionamento em fila dupla. Há também uma intensificação, por parte da Gerência de Sinalização (Gesin), nos trabalhos de reforço das sinalizações dos entornos de diversas unidades de ensino públicas e privadas da capital baiana. Com isso, espera-se aumentar ainda mais a segurança viária dos estudantes, pais e responsáveis.
Aprovação
O motorista particular Elton Santos está há 20 anos na profissão e há dois transporta alunos para a instituição de ensino. “Aqui melhorou bastante com essa operação e a presença dos agentes favorece isso”.
A jornalista May Biolli sempre vai buscar o filho, Davi, a pé, pela proximidade com a sua residência, mas fez questão de elogiar a iniciativa da Transalvador. “É muito importante porque o trânsito é intenso, muitas pessoas no entorno e, conscientizando os condutores, acredito que ajuda bastante. E com isso, as crianças aprendem as leis de trânsito e ficam ligadas em tudo. Eu aprovo essa iniciativa”.
Programação
A operação prossegue nos próximos dias, sempre das 11h às 13h30, no entorno das seguintes unidades de ensino:
14/07 (sexta-feira) – Colégio Salesiano Dom Bosco (Paralela)
17/07 (segunda-feira) – Escola Gurilândia (Pituba)
18/07 (terça-feira) – Escola Vitória Régia (Cabula)
19/07 (quarta-feira) – Colégio Integral (Pituba)
20/07 (quinta-feira) – Colégio Nossa Senhora da Conceição (Brotas)
24/07 (segunda-feira) – Escola Gurilândia (Federação)