segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Foto: Bruno Concha/Secom
Home / NOTÍCIAS / Transalvador faz mutirão para entrega de credenciais de vagas especiais
quinta-feira 19 de maio de 2022 às 17:13h

Transalvador faz mutirão para entrega de credenciais de vagas especiais

NOTÍCIAS


Neste sábado (21), a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) realizará o primeiro mutirão de 2022 para entrega de credenciais de vagas especiais de estacionamento. Serão 150 documentos disponíveis para serem retirados através da modalidade drive-thru, das 8 às 16h, na sede do órgão, nos Barris. Para isso, é necessário que o cidadão faça agendamento prévio.

Ao chegar na Transalvador, o cidadão agendado será direcionado para uma vaga específica, onde será entregue o documento. Cada entrega dura em torno de um minuto. Para retirada da credencial é necessário a apresentação do RG original.

Emitida gratuitamente pela Transalvador, a credencial de estacionamento para vagas especiais é requisito essencial para utilização desses espaços nos estacionamentos particulares e públicos de Salvador. Idosos com idade igual ou superior a 60 anos, pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida, gestantes ou lactantes acompanhadas por crianças de colo até dois anos têm direito à emissão do documento.

A credencial é de uso obrigatório em todo Brasil. Para a utilização das vagas especiais, o condutor deve ter o documento visível no painel do veículo. O motorista infrator está sujeito a fiscalização e notificação, sob pena de multa gravíssima, no valor de R$295 e cinco pontos na carteira.

Como solicitar

Para solicitar a emissão da credencial, o cidadão deve fazer o agendamento no site da Transalvador, através do endereço www.transalvador.salvador.ba.gov.br , além de apresentar a documentação exigida. No caso dos idosos, é necessário levar o Formulário de Solicitação de Credencial disponível no site da Transalvador após o cadastro, impresso e assinado, acompanhado de documento de identidade com foto e CPF (original e cópia) e comprovante de residência com data de emissão não superior a três meses (original e cópia).

No caso das pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida, além dos mesmos documentos solicitados aos idosos, é necessário apresentar original e cópia do atestado médico, que deve conter a indicação da deficiência e/ou mobilidade reduzida, de acordo com o Código Internacional de Doenças (CID), o carimbo, o CRM e a assinatura do médico, preferencialmente, emitido pelo serviço médico oficial da União, do Estado ou Município.

Já as gestantes e lactantes também precisam apresentar o Formulário de Solicitação da Credencial preenchido e assinado, assim como a original e cópia tanto do documento de identidade com foto e CPF, quanto do comprovante de residência (com prazo não superior a três meses). Além disso, deve apresentar atestado médico contendo a idade gestacional do requerente, o carimbo, o CRM e a assinatura do médico, preferencialmente, emitido pelo serviço médico oficial da União, do Estado ou Município.

Veja também

Dólar abre em alta ante real acompanhando avanço no exterior

Após ceder nas duas sessões anteriores, o dólar abriu a segunda-feira (23) em alta ante …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!