O tradicional prêmio realizado pela empresa italiana illycaffè, que elege os melhores cafeicultores do Brasil, encerrou inscrições na quinta-feira (28). Foram recebidas 760 amostras pela Experimental Agrícola do Brasil/illycaffè.
As amostras para o 33º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café vieram de diversas regiões do País, entre elas: Sul de Minas, Cerrado Mineiro, Matas de Minas, Chapada de Minas, São Paulo, Região Sul e Região Centro-Oeste.
O diretor-geral da Experimental e presidente da Comissão Julgadora do Prêmio, Aldir Teixeira, disse em comunicado que desde a primeira edição, em 1991, a quantidade e a qualidade de amostras enviadas melhora a cada ano. “Neste ano tivemos um aumento de mais de 30% no número de amostras inscritas em relação ao ano passado. A cada edição a seleção das 40 finalistas fica mais difícil, pois recebemos muitos cafés com nota máxima, com excelente qualidade”, informou.
Para o 33º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café serão selecionados 40 produtores finalistas. Desses, os três primeiros ganharão uma viagem ao exterior para participar do 9º Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy em 2024, além de ganhar prêmios em dinheiro e diplomas.
A divulgação dos 40 finalistas está prevista para novembro de 2023 e a cerimônia será realizada no primeiro semestre de 2024, em datas ainda a serem definidas pela illycaffè.