Foi dada a largada para a Festa do Divino no município de Santa Maria da Vitória n o Oeste da Bahia. Como acontece todos os anos, a tradicional cavalgada na Comunidade de Água Quente, zona rural do município, antecede uma das mais antigas práticas do catolicismo, a Festa do Divino, que é também uma das mais tradicionais manifestações populares.
A famosa cavalgada ocorreu no último domingo (2), na Comunidade de Água Quente. A ação já integra a grade oficial da programação, que, nesta edição, contou com a presença do prefeito Renatinho Leite (PP), prestigiando o festejo, que também é uma manifestação cultural.
O ponto alto das comemorações é a Festa do Divino, comemorada na próxima semana. Em Santa Maria da Vitória, o festejo, que é um culto ao Espírito Santo, vai além dos atos religiosos e ganham as ruas da cidade, com a adesão maciça da população.
Como reza a tradição, todo ano a festa elege um imperador, que rege a programação. Este ano, a autoridade máxima da festa foi Tõe de Leonídio, irmão do vereador Firmino Thomás.