Em assembleia geral realizada hoje no prédio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), os trabalhadores do Judiciário Federal da Bahia aprovaram paralisar no próximo dia 18.
“É uma greve nacional dos servidores públicos contra a reforma administrativa do governo Bolsonaro, que prevê redução de 25% da carga horária de trabalho e dos salários, o fim do concurso público e a execução dos serviços públicos via Organizações Sociais”, disse Jailson Lage, coordenador do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal na Bahia (Sindjufe-BA).
Para o sindicalista, a reforma administrativa é um brutal ataque aos servidores e ao serviços públicos. “A reforma ataca direitos históricos conquistados pelos trabalhadores, como a estabilidade, bem como ataca o direito da população a receber serviços públicos de qualidade. Reduzir 25% da jornada de trabalho dos servidores significa reduzir 25% dos atendimentos nos hospitais e postos de saúde. Serão menos 25% o número de professores em sala em sala de aula. Resumindo, é reduzir 25% dos serviços que hoje são ofertados à população. Isso é um absurdo. Não podemos aceitar”, frisou Jailson Lage.
Ato de rua
A assembleia também aprovou que os trabalhadores do Poder Judiciário Federal irão se somar às demais categorias em luta em um ato de rua.
“Todas as categorias irão participar de um ato de rua que está sendo organizado de forma unitária por todas as centrais sindicais. Foi na rua, na luta, que conquistamos nossos direitos e será nas ruas e com lutas que vamos defendê-los”, afirmou Jailson Lage.
A manifestação está marcada para o dia 18, às 9h, no Campo Grande.
Fórum Estadual
Como parte da luta contra a reforma administrativa, diversos sindicatos, entre eles o Sindjufe-BA, irão lançar o Fórum Baiano em Defesa dos Serviços Públicos.
“O Fórum é um espaço unitário para organizar a luta contra a reforma administrativa e defender os serviços público. Neste momento é fundamental a união de todas as entidades sindicais”, explicou o diretor do Sindjufe-BA.
O lançamento do Fórum Baiano em Defesa dos Serviços Públicos vai acontecer no dia 17/03, às 9h, na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).