Um trabalhador morreu, nesta última segunda (27), em um acidente ocorrido durante uma manutenção de um equipamento na Refinaria Abreu e Lima (RNEST), no Complexo de Suape, em Ipojuca em Pernambuco. A informação foi confirmada pela Petrobras. O homem trabalhava na empresa terceirizada QWS, que atua na refinaria. A vítima, que não teve o nome divulgado, chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu pouco depois do acidente de trabalho.
De acordo com o auditor fiscal do trabalho Carlos Silva, o trabalhador estava fazendo uma inspeção em uma válvula de alta pressão de vapor.
Esse equipamento fica localizado na Unidade de Destilação Atmosférica, onde é feita a separação do diesel e outros componentes derivados do petróleo. A válvula, disse Carlos Silva, não suportou a pressão da linha de vapor e explodiu.
Uma equipe de auditores fiscais do trabalho foi enviada ao local para verificar as circunstâncias em que o acidente ocorreu e apurar se houve irregularidades.
“Agora, o procedimento da fiscalização é deslocar uma equipe para fazer o trabalho de análise e investigação. Isso pode resultar em interdição, de máquinas e equipamentos e em autos de infração. É uma fiscalização que se inicia a partir do fato mais grave que pode existir, que é a morte de um trabalhador”, declarou Carlos Silva.
Por meio de nota, a Petrobras lamentou a morte do trabalhador e disse que ele “recebeu atendimento médico imediatamente no local, mas não resistiu”.
Ainda segundo a nota, a Petrobras disse que está em contato com a QWS, para prestar apoio à família do colaborador.
“A companhia acompanhará o caso junto à empresa contratada e formou uma comissão para apuração da ocorrência. As autoridades competentes foram comunicadas”, afirmou a empresa, no comunicado.
O g1 entrou em contato com a Polícia Civil para saber como o caso vai ser investigado, mas a corporação informou que, até a última atualização desta reportagem, não havia registro da ocorrência. O Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) não foram acionados.