A Toyota Hilux GR Sport pode ser mais conhecida pelo motor 2.8 turbodiesel mais potente e pela suspensão preparada para andar rápido no off-road. Mas a empresa japonesa Direct Cars também podem transformar a picape média em uma casa.
A criação é chamada de BR75 SUV Adventure Camper e tem conforme reportagem de Bruno dos Santos, da revista Quatro Rodas, toda uma cabine parecida com as vistas em motorhomes, com tomadas internas e externas, ar condicionado, teto com janelas para entrada de luz solar, bancos dobráveis e espaço para refeições.
Mas há algumas particularidades, como o acesso total à cabine da picape ao se levantar a cama. Uma segunda gama de casal pode ser convertida no espaço para refeições. A picape-casa ainda tem um banheiro com chuveiro, pia, piso impermeável e armários nos fundos.
A cabine é bastante agradável, com painéis de madeira, luzes e pisos de azulejo. Ela não tem o mesmo espaço de um motorhome, porém aparenta ser bastante confortável.
O veículo é alimentado por uma bateria padrão de 12V, já a cabine tem a disposição uma bateria secundária de 200Ah. Elas podem ser recarregadas por painéis solares de 200W. Para água, uma caixa d’água de 85 litros equipa o veículo, assim como uma caixa dreno de 45 litros e outra de 20 litros para água potável.
Mas a caçamba que vem originalmente com a Hilux é aproveitada: foi transformada em um trailer separado para equipamentos e bagagens adicionais e pode ser rebocada quando for necessário.
Essa transformação toda é um pouco mais cara que a Toyota Hilux GR Sport, custando de JPY 10.980.000 (aproximadamente R$ 433.000) a JPY 12.45.000 (cerca de R$ 491.000), sendo R$ 81.000 a mais do que a comum.