O governador Jerônimo Rodrigues (PT) também é torcedor declarado do Esporte Clube Vitória e pela primeira vez na história os dois maiores gestores da capital e do estado podem comemorar o inédito título nacional do time centenário
Conforme Eduardo Dias e Lincoln Oriaj, do jornal A Tarde, o presidente do Vitória, Fábio Mota, entrou para a história do clube como o dirigente do primeiro titulo nacional do Vitória. Esse feito pode render a ele uma homenagem na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e também na Câmara Municipal de Salvador (CMS).
O prefeito Bruno Reis (União Brasil) destacou que Mota “já merecia essas homenagens” pelos serviços prestados em cargos públicos, mas que o título da Série B conquistado pelo Vitória foi a maior alegria para a cidade.
“Já merecia há muito tempo, porque Fábio, em todos os cargos públicos que ocupou, honrou muito Salvador e a Bahia. Seja quando foi secretário nacional de turismo, quando ocupou cargos nacionais, estaduais e principalmente nos cargos que ocupou na prefeitura. Agora, sem sombra de dúvidas, a maior alegria que ele está dando à cidade é esse título nacional, um título histórico e tão esperado pela torcida do Vitória, afinal de contas é o primeiro título nacional. Então, por todas essas razões, ele merece um título, uma medalha Thomé de Sousa, todas as nossas homenagens”, contou Bruno Reis ao A Tarde.
Torcedor do Vitória declarado, o prefeito de Salvador exaltou o trabalho de Fábio Mota à frente do clube e afirmou que ele “é o maior presidente da história do Rubro-Negro”.
“Com certeza, sem sombra de dúvidas [é o maior presidente da história do Vitória]. Fábio é um gestor extremamente qualificado, enfrentou dificuldades à frente do clube, porque não é fácil ser presidente de clube no futebol brasileiro. Mas com capacidade, com competência, e principalmente com seu espírito de liderança, levou o Vitória a uma campanha belíssima, a conquistar o título nacional com duas rodadas de antecedência. Então, viva o Vitória, viva Fábio Mota”, complementou Bruno Reis.
Nascido em Salvador em 1970, Mota é graduado em administração de empresas pela UFBA (Universidade Federal da Bahia) e possui uma sólida formação, incluindo advogado, historiador e pecuarista, com especialização em processo civil.
Fábio Mota assumiu a presidência do Vitória de maneira interina em 26 de outubro de 2021, após a destituição do então mandatário Paulo Carneiro e a renúncia do vice-presidente Luis Henrique. Quase um ano depois, em 17 de setembro de 2022, foi eleito para liderar o Leão por mais três anos, obtendo expressivos 821 votos (67%).