A pedido da seccional baiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA), o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargador Nilson Castelo Branco, prorrogou por dez dias a data de início da exigência de cadastro no novo sistema de controle de acesso, para ingressar nos prédios do tribunal em que o mesmo já está instalado. Inicialmente, a medida passaria a valer na última segunda-feira (25).
Desde o dia 06 de julho, o TJ-BA disponibilizou espaço exclusivo para o cadastramento de integrantes da advocacia pública e privada, bem como membros do Ministério Público, nos seguintes locais: sede do Tribunal de Justiça (CAB), Fórum Regional do Imbuí, Fórum Criminal de Sussuarana e no Complexo do Fórum Ruy Barbosa. Nesses prédios, o sistema de controle de acesso já está instalado.
O cadastramento consiste na captura de fotografia do profissional, no registro do número da identidade de classe ou funcional e no registro do CPF. Após essa realização, basta que a pessoa se identifique na recepção para a entrega do crachá e, assim, ingressará nas unidades que já estão com os equipamentos de controle de acesso e fluxo.
Cabe salientar que, por enquanto, o controle de acesso está instalado apenas em prédios da capital. O Tribunal elabora estudos para estender a medida para comarcas do interior. No momento oportuno, serão divulgadas as comarcas atendidas e realizado o cadastramento, com certa antecedência.