sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Arquivo público
Home / NOTÍCIAS / Títulos de doutores de Castello Branco, Costa e Silva e Geisel são revogados
quarta-feira 3 de abril de 2024 às 09:37h

Títulos de doutores de Castello Branco, Costa e Silva e Geisel são revogados

NOTÍCIAS


Na segunda-feira (1º), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) anunciou a anulação dos títulos de doutores “honoris causa” concedidos aos ex-presidentes militares Humberto de Alencar Castelo Branco, Artur da Costa e Silva e Ernesto Geisel. A decisão foi tomada um dia após o sexagésimo aniversário do regime de 1964.

Ricardo Marcelo Fonseca, reitor da UFPR, declarou que a revogação é uma ação necessária considerando os eventos ocorridos durante o regime militar no Brasil.

“Revogar os títulos de doutores honoris causa dados aos presidentes da República da época da ditadura militar brasileira – que na época ditatorial eram chefes de estado e de governo, chefes supremos das Forças Armadas, articuladores e executores centrais das políticas de repressão e do terror de Estado, condutores de regimes de força que levaram adiante horrores, torturas, mortes e supressão de direitos, de liberdades e da própria democracia – parece que é medida necessária para uma instituição como a Universidade Federal do Paraná”, disse o reitor.

Pelo X, antigo Twitter, Fonseca afirmou ainda que a “instituição renovou hoje seu compromisso com a democracia, com a memória, com a verdade, com a justiça, com o presente e com o futuro. Ditadura, nunca mais!”.

Uma sessão que durou um pouco mais de duas horas e meia resultou na anulação por meio de votação. Segundo dados divulgados pela universidade, o primeiro título foi concedido a Castelo Branco em 31 de julho de 1964.

Costa e Silva foi honrado em 18 de setembro de 1968. Finalmente, em 13 de janeiro de 1976, Geisel recebeu a distinção, que só foi entregue ao penúltimo presidente do período militar em 1981.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!