Os eleitores que desejam transferir, regularizar ou mesmo emitir o título de eleitor tem até o dia 4 de maio para fazer sua solicitação a tempo de votar nas eleições de 2022.
Com o voto facultativo para esse grupo, os jovens com idade entre 16 e 17 anos tem sido alvo de campanhas de incentivo a tirar o documento e participar do próximo pleito. Artistas como Anitta e o ator norte-americano Mark Ruffalo tem postado em suas redes sociais a importância do voto e lembrando da data limite de 4 de maio para garantir a participação nas eleições de outubro.
+ Covid-19: subvariante inédita do coronavírus é identificada em São Paulo
Eles já publicaram em suas redes o link da campanha “Olha o barulhinho” (olhaobarulhinho.com), voltada para os jovens e que mostra o passo-a-passo de como solicitar o documento.
Como tirar o título de eleitor?
O primeiro título de eleitor pode ser requerido pela internet, sem sair de casa.
• Documentos necessários: Carteira de identidade, carteira de trabalho ou passaporte, com um comprovante de residência;
• Fotos: Será necessário tirar duas fotos do documento de identidade sendo uma da frente e outra do verso. Uma foto do comprovante de residência e uma selfie do eleitor segurando o documento de identidade;
• Acessar o portal Titulonet do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e preencher os dados pedidos, sendo que não campo “Título de eleitor”, escolha a opção “não tenho”;
• Anexe as fotos e preencha o seu endereço exatamente como está no comprovante de endereço;
• Escolha o local de votação numa lista que aparecerá na tela.
Pronto! O título já está requerido e é possível acompanhar o andamento do processo através da sessão “Acompanhe uma Solicitação” no autoatendimento do site do TSE, onde também estão disponíveis uma série de serviços online ao eleitor.
O TSE também preparou um vídeo explicando o processo para tirar o primeiro título de eleitor: