Morreu nesta quinta-feira (8) a Rainha da Inglaterra Elizabeth II, no Palácio de Balmore, na Escócia.
Filha do Rei George 6º, ela se tornou herdeira do trono quando tinha apenas 10 anos, em 1936. No dia 2 de junho de 1953 foi coroada rainha, na primeira cerimônia que foi transmitida pela televisão.
Seu longevo reinado fez com que ela convivesse com 15 primeiros-ministros. O primeiro, Winston Churchill, nascido em 1874, foi o mandatário do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial. A última foi a conservadora Liz Truss, que se encontrou com a Rainha na terça-feira (6), e nasceu 101 anos depois, em 1975. Ela também conheceu 14 presidentes norte-americanos no período.
No início de seu reinado, Josef Stalin e Harry Truman lideravam a União Soviética e os Estados Unidos, respectivamente. A China, recém saída da revolução de 1949, era comandada por Mao Zedong.
O Reino Unido também passou por diversas mudanças sob os olhos de Elizabeth II. Em 1992 ela viu a criação da União Europeia, bloco de países do continente que visava a integração após o fim do mundo bipolar. Porém, viveu o suficiente para ver o Reino Unido deixar o bloco, por meio de votação popular, em 2016.