sábado 23 de novembro de 2024
Foto: MCTIC
Home / NOTÍCIAS / Teste com anticorpos em desenvolvimento promete resultados rápidos
sábado 18 de julho de 2020 às 12:18h

Teste com anticorpos em desenvolvimento promete resultados rápidos

NOTÍCIAS


Um novo tipo de teste rápido para detectar o novo coronavírus foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade Monash. A ideia é baseada em coagulação de amostra de sangue para determinar, em 20 minutos, a presença de anticorpos para Sars-CoV-2.

A pesquisa em questão foi publicado nesta última sexta (17) na revista ACS Sensors.

O novo teste, contudo, só foi testado com dez amostras, necessitando, portanto, passar por observação em larga escala para a verificação da precisão do produto. Além disso, por ser baseado em anticorpos, o teste só conseguiria detectar pessoas que já foram infectadas.

O modo de detecção padrão-ouro de Covid-19 é o teste PCR, que buscar o RNA (material genético) do vírus no organismo, com coleta de amostra por swab (um tipo de cotonete) no nariz e garganta.

Durante a pandemia, surgiram outras promessas de testes com resultados rápidos, mas o PCR permaneceu como o mais confiável para a detecção do vírus. Ainda em março, por exemplo, a empresa Abbott recebeu autorização da FDA (agência americana reguladora de alimentos e remédios) de emergência para um teste rápido que apontaria resultados em menos de 15 minutos.

Diversos novos tipos de testes, contudo, podem estar a caminho nos próximos meses. Por exemplo, há testes em desenvolvimento que, ao invés de usarem o incômodo swab, esperam conseguir diagnósticos a partir de cuspidas em um tubo. Outros apostam em afundar amostras dos pacientes em substâncias que irão apontar que ali há genes do Sars-CoV-2.

Veja também

Por que se diz que eleição no Uruguai é ‘a mais chata’ do mundo neste ano (e por que isso é invejável)

Esqueça os protestos contra o sistema e os alertas de ameaças à democracia que circulam …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!