Um terremoto de magnitude 4,8 atingiu o centro da Itália, ao norte de Florença, na manhã desta segunda-feira (18), obrigando à população a evacuar casas e escolas, mas sem causar danos que tenham sido detectados imediatamente, anunciaram as autoridades locais.
As escolas foram fechadas em algumas regiões por precaução e os transportes coletivos foram atrasados enquanto se aguardam verificações nas linhas ferroviárias.
O Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV) da Itália mediu o terremoto em 4,8 na escala Richter, com epicentro perto de Marradi, uma cidade de cerca de 3.000 habitantes na província de Florença, na cordilheira dos Apeninos.
Ocorreu às 5h10am no horário local. Segundo as últimas informações do prefeito da Toscânia, Eugenio Giani, foram registados mais de 55 réplicas na zona de Marradi desde então.
O segundo choque mais forte ocorreu às 8:12 locais, a 5 km de Marradi, com magnitude de 2,9.
Os bombeiros escreveram no X, antigo Twitter, que moradores assustados estavam ligando para os serviços de emergência, mas “nenhum ferido foi relatados neste momento”.
O autarca de Marradi, Tommaso Triberti, disse à televisão Rainews24 que os bombeiros estavam realizando varredura dentro de residências particulares.
“Há muita preocupação. Todas as pessoas estão nas ruas, mas não foram relatados danos”, afirmou.
Um sismo de magnitude 4,5 atingiu a cidade vizinha de Mugello em 2019, e causou apenas danos mínimos, tendo rachado a fachada de uma igreja do século XVII.
A cidade de Mugello foi atingida por um terremoto devastador em 1919, um dos piores do século, que matou cerca de 100 pessoas.
A região central da Itália corre alto risco de atividade sísmica.